Rede Social de Aprendizagem Colaborativa para Surdos e Deficientes Auditivos

Isabella Sakis, Giliane Bernardi

Resumo


A inclusão educacional de surdos e deficientes auditivos no ensino superior pode ser
promovida com a oferta de materiais didáticos acessíveis, pois, s e estes forem a penas em Língua Portuguesa, poderão não ser compreendidos pelos que não dominam essa língua. Considerando-se o papel das tecnologias e das redes sociais na inclusão social desses alunos, acredita-se que estas podem ser utilizadas também para promover a sua i nclusão educacional. Assim, dentro desta perspectiva, f oi desenvolvida uma rede social de aprendizagem colaborativa, em que usuários surdos ou deficientes auditivos podem compartilhar materiais didáticos a cessíveis. Esse artigo relata a modelagem, o desenvolvimento e as avaliações iniciais dessa aplicação, que segue em contínuo desenvolvimento para aprimorar suas funcionalidades e torná-la cada vez mais adequada às necessidades dos usuários.


Palavras-chave


Rede social; Aprendizagem Colaborativa; Surdos; Deficientes auditivos; Acessibilidade.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105930

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