MOOCs sobre tecnologia assistiva no contexto educacional: uma revisão sistemática

Bruna Poletto Salton, Silvia Bertagnolli

Resumo


Para muitos estudantes com deficiência, o acesso a recursos e serviços de Tecnologia Assistiva (TA) pode ser o diferencial para que tenham autonomia e êxito no contexto educacional. Para viabilizar essa realidade, há demanda crescente por capacitação em TA que chegue até os envolvidos nesse processo, de forma ampla, aberta e gratuita, características estas que podem ser contempladas pela oferta de Massive Open Online Courses (MOOCs). Nesse sentido, foi conduzida uma revisão sistemática para prover uma visão geral do estado corrente da pesquisa relacionada à utilização de MOOCs para oferecer capacitação em TA no contexto educacional. Como resultados, verificouse a quase inexistência de MOOCs sobre TA e que o tema ainda é pouco explorado, mas com grande potencial para atender uma demanda urgente e crescente no contexto educacional.


Palavras-chave


Tecnologia Assistiva, MOOCs, Contexto Educacional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105917

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br