AS ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO E O DESEMPENHO DAS EMPRESAS

Autores

  • Gabriel Sperandio Milan UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Evandro Busata Saciloto UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Fabiano Larentis UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir De Toni UCS - Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Preço, Decisões de Preço, Formação de Preços, Estratégias de Preço, Precificação, Desempenho.

Resumo

O preço é um dos principais aspectos determinantes para a escolha dos produtos pelos compradores. Fatores como maior diferenciação dos produtos, desenvolvimentos tecnológicos e globalização da economia fizerem com que o preço ganhasse importância, pois é um dos elementos chave para alcançar o volume de vendas desejado e por impactar nos lucros e na rentabilidade das empresas. Além disso, as estratégias de precificação são fundamentais para a consolidação de um posicionamento de mercado adequado. Sendo assim, este trabalho analisou as estratégias e os processos de precificação utilizados em 153 empresas afiliadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (RS) (SIMECS), verificando a relação das decisões de preço com o desempenho destas empresas. Como método de pesquisa, foi realizada uma pesquisa quantitativo-descritiva do tipo survey com os responsáveis pelo processo de precificação destas empresas. Para a análise dos resultados, foi empregada a Análise Fatorial e a Análise de Variância (ANOVA). Os principais resultados sugerem que existem diferenças entre as abordagens e as estratégias de preços utilizadas e diferenças de níveis de desempenho apresentados entre os ramos de atuação, bem como em relação ao porte das empresas pesquisadas. Os dados sugerem que empresas que captam melhor o valor percebido pelos clientes, aliado a uma estratégia de preços altos, apresentam um melhor desempenho diante dos seus principais concorrentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Sperandio Milan, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Professor e Pesquisador da  UCS - Universidade de Caxias do Sul ligado aos programas de Mestrado e de Doutorado. Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas da Qualidade pela UFGRS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Consultor de empresas mas áreas de estratégia e mercado.

Evandro Busata Saciloto, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Fabiano Larentis, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Professor e Pesquisador da  UCS - Universidade de Caxias do Sul ligado aos programas de Mestrado e de Doutorado. Doutor em Administração na área de Marketing pela UFGRS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Deonir De Toni, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Professor e Pesquisador da  UCS - Universidade de Caxias do Sul ligado aos programas de Mestrado e de Doutorado. Doutor em Administração na área de Marketing pela UFGRS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

Milan, G. S., Saciloto, E. B., Larentis, F., & De Toni, D. (2016). AS ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO E O DESEMPENHO DAS EMPRESAS. Revista Eletrônica De Administração, 22(2), 419–452. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/57273

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>