Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE


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Notícias

 

Chamada para o dossiê “Paulo Freire e a gestão educacional”

 

 Organização: Itamar Mendes da Silva (Ufes) e Lisete Arelaro (USP)

Objetivo do dossiê: reunir textos inéditos resultantes de pesquisas teóricas e teórico-práticas que discutam a gestão educacional utilizando o referencial freireano. 

“Uma escola pública popular não é apenas aquela à qual todos têm acesso, mas aquela de cuja construção todos podem participar, aquela que atende realmente aos interesses da maioria; é, portanto, uma escola com uma nova qualidade baseada no compromisso, na postura solidária, formando a consciência social e democrática.” (PMSP, 1989, p. 10).

Em 2021 se comemora o centenário de nascimento de Paulo Freire, o teórico, filósofo da educação e educador brasileiro mais estudado, citado e homenageado no mundo. Produções sobre os mais variados aspectos de sua obra e vida têm sido publicadas em livros e periódicos. Entretanto, a gestão e as políticas educacionais têm sido aspectos pouco explorados nos escritos que tratam de suas contribuições teóricas e práticas.

Paulo Freire atuou como gestor e escreveu sobre o tema em alguns de seus livros quando refletiu sobre suas práticas no assessoramento e/ou na coordenação de programas e como secretário de educação. Paulo Freire foi Secretário de Educação do Município de São Paulo quando Luiza Erundina (então no PT), foi prefeita da cidade de São Paulo (1989-1992). Naquela experiencia Paulo Freire assumiu, junto com sua equipe, o proposito de construir, coletivamente, uma escola pública que fosse popular e, radicalmente, democrática. Assim, suas ações modificaram a estrutura da secretaria e criaram espaços genuínos e/ou inéditos de participação direta e representativa: Colegiados gestores; Plenárias Pedagógicas; Conselhos de Escola; Conselhos Regionais de Representantes de Conselhos de Escola.

 Temas pertinentes:

- A gestão democrática da escola na perspectiva freiriana;

- A gestão democrática de redes e sistemas na perspectiva freiriana;

- Paulo Freire e a política educacional;

 Prazo de submissão: até 31 de março de 2021.

Previsão de publicação: setembro de 2021.

IMPORTANTE: Ao submeter, os autores devem selecionar a seção PFGE (Paulo Freire e a Gestão Educacional). Os artigos que não forem identificados na seção correta correm o risco de serem avaliados em fluxo contínuo e ficarem de fora do dossiê, ainda que sejam aprovados. 

 
Publicado: 2021-01-13
 

Lançamento da Revista Educação Básica Em Foco - ANPAE

 

A Revista Educação Básica em Foco é uma das iniciativas institucionais que concretizam o compromisso da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) de subsidiar debates e proposições relativos às políticas e à administração da Educação Básica no Brasil, pautadas pela garantia do direito à educação de qualidade para todos e pelo fortalecimento da gestão democrático-participativa na educação pública. Constitui-se como espaço de divulgação, intercâmbio e debate de conhecimentos produzidos em diferentes espaços e instâncias educativas – escola básica, universidades, fóruns de educação, entidades sindicais, movimentos sociais e estudantis etc. -, propiciando a divulgação de iniciativas e ações desenvolvidas nas redes de ensino e suas instâncias – central, regionais e escola – e contribuições oriundas de estudos realizados em universidades e outras instituições de pesquisa, que colaborem efetivamente para a garantia do direito e da gestão democrática da educação pública brasileira.

Acesse em: https://educacaobasicaemfoco.net.br/

 
Publicado: 2020-06-29
 

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Atenciosamente,

Equipe Editorial da RBPAE

 
Publicado: 2018-09-05
 

PASSO A PASSO: SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DE ARTIGOS

 

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Publicado: 2015-09-15 Mais...
 
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v. 36, n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação


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