A fragilização da educação básica e a flexibilização curricular no novo ensino médio: negação dos direitos dos jovens

Autores

  • Gilvan Luiz Machado Costa Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão, SC, Brasil. gilvan.costa@animaeducacao.com.br https://orcid.org/0000-0003-4882-6824
  • Carla Gonçalves Pereira Matiolla Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão, SC, Brasil. carlamatiolla@gmail.com https://orcid.org/0009-0000-3891-2492

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.138984

Palavras-chave:

Direito à Educação, Ensino Médio, Formação Humana Integral, Flexibilização Curricular

Resumo

O artigo analisa os limites e perspectivas da flexibilização curricular proposta pela Lei nº 13.415/2017 no que se refere à garantia dos direitos dos jovens a terem acesso aos conhecimentos historicamente produzidos e à formação humana integral. Realizaram-se entrevistas com estudantes das 2ª séries do Novo Ensino Médio de duas escolas públicas do Estado de Santa Catarina. Os principais referenciais teóricos pautam-se em Saviani, Kuenzer e Cury. Os resultados demonstraram que a atual política educacional fragiliza a concepção de Educação Básica como também evidencia a sua negação aos jovens.

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Biografia do Autor

Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão, SC, Brasil. gilvan.costa@animaeducacao.com.br

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Realizou Pós-Doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais (2009-2010). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL, no período 2016-2022. Leciona no referido Programa e, também, nos cursos de Licenciatura da referida Universidade. Atualmente, além das orientações de mestrado, orienta 03 teses de doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino Médio (GREPEM). Coordenador do Projeto de Pesquisa "Valorização dos professores do Ensino Médio na região Sul do Brasil: configurações nas redes estaduais de ensino" (Auxílio Financeiro - CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: Trabalho docente e valorização dos profissionais da educação. Ensino médio no Brasil.

Carla Gonçalves Pereira Matiolla, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão, SC, Brasil. carlamatiolla@gmail.com

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - PPGE/UNISUL. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino Médio - GREPEM. Atua como Assistente Técnico Pedagógico na Escola de Educação Básica Henrique Fontes - Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

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Publicado

2025-03-25

Como Citar

Machado Costa, G. L., & Pereira Matiolla, C. G. (2025). A fragilização da educação básica e a flexibilização curricular no novo ensino médio: negação dos direitos dos jovens. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.138984