Trajetórias formativas dos ex-bolsistas do PIBID da Universidade Feevale

Autores

  • Ântony Vinícius Bartochak Rede Municipal de São José do Hortêncio; Rede Municipal de Estância Velha; Universidade Feevale, Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Novo Hamburgo, RS, Brasil. antony_bartochak@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-7396-8029
  • Gustavo Roese Sanfelice Universidade Feevale, Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Novo Hamburgo, RS, Brasil. sanfeliceg@feevale.br https://orcid.org/0000-0003-0159-3584

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.138564

Palavras-chave:

Formação docente, Iniciação à docência, Políticas públicas em educação

Resumo

O estudo investiga as trajetórias formativas dos ex-bolsistas do PIBID da Universidade Feevale. A fundamentação teórica baseia-se em autores que discutem o percurso dos egressos. Utilizaram-se dados quantitativos e qualitativos, incluindo questionário com 34 ex-bolsistas e entrevistas com seis deles. Para a maioria dos egressos, o PIBID contribuiu para sua inserção, atuação profissional e permanência na educação básica. Todavia, o PIBID poderia ampliar seu espaço e duração, permitir maior liberdade para abordagens interdisciplinares e evitar ocorrer no contraturno escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ântony Vinícius Bartochak, Rede Municipal de São José do Hortêncio; Rede Municipal de Estância Velha; Universidade Feevale, Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Novo Hamburgo, RS, Brasil. antony_bartochak@hotmail.com

Mestre e Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Pós-graduado em Dança Educacional pela Faculdade Censupeg. Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale. É professor de Educação Física na rede municipal de São José do Hortêncio e na rede municipal de Estância Velha.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale, Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Novo Hamburgo, RS, Brasil. sanfeliceg@feevale.br

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. É professor titular da Universidade Feevale, como professor do quadro permanente e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social.

Referências

ARAUJO, Adriana Castro; ANDRIOLA, Wagner Bandeira; COELHO, Afrânio de Araújo. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID): desempenho de bolsistas versus não bolsistas. Educação em revista (online), Belo Horizonte, n. 34, p. 1-22, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100021&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. Disponível em: https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/08/anc3a1lise-de-contec3bado-laurence-bardin.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.

BARTOCHAK, Ântony Vinícius; SANTOS, Everton Rodrigo; SANFELICE, Gustavo Roese. PIBID na trajetória de política pública de iniciação à docência. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 15, n. 20, maio 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-19692021000100133. Acesso em: 27 fev. 2025.

BARTOCHAK, Ântony Vinícius; SANFELICE, Gustavo Roese; HEIDRICH, Regina de Oliveira Heidrich. Trajetórias formativas dos ex-bolsistas do PIBID-Educação Física da Universidade Feevale sobre as práticas inclusivas e a percepção do ex-professor supervisor. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], v. 27, n. 60, p. 125-145, 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200125. Acesso em: 27 fev. 2025.

BARTOCHAK, Ântony Vinícius; SANFELICE, Gustavo Roese. Impactos da política pública do Pibid nas trajetórias formativas de ex-bolsistas: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5597, 27 out. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/LrjTGXSZLd4SCTn7VFVJ5BH/. Acesso em: 27 fev. 2025.

BITTENCOURT, Ricardo Luiz de; MEDEIROS, Giana. Contribuições do PIBID para a prática pedagógica de professores em início de carreira. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 418-435, jan.-dez. 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/30647. Acesso em: 21 fev. 2024.

DARROZ, Luiz Marcelo; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Contribuições de um programa de iniciação à docência para o desenvolvimento profissional do professor de Física. Caderno brasileiro de ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 138-158, abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n1p138. Acesso em: 21 fev. 2024.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SILVA, Silvina Pimentel; CARDOSO, Nilson de Souza. Inserção profissional na docência: experiência de egressos do PIBID. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186947. Acesso em: 21 fev. 2024.

GATTI, Bernadete. et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/issue/view/298. Acesso em: 22 fev. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.

GOES, Graciete Tozetto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação do PIBID por licenciados egressos: um estudo de caso. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 30, n. 73, p. 104-137, jan.-abr. 2019. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/5813. Acesso em: 21 fev. 2024.

GUBER, Rosana. El salvaje metropolitano: reconstrucción del conocimiento social en el trabajo de campo. Buenos Aires: Paidós, 2004. Disponível em: http://www.derechoshumanos.unlp.edu.ar/assets/files/documentos/el-salvaje-metropolitano.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade (online), Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/#. Acesso em: 21 fev. 2024.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa; ROCHA, Simone Albuquerque da. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. Educação em revista (online), Belo Horizonte, v. 34, p. 1-31, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-46982018000100097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 21 fev. 2024.

RIBEIRO, Laíse Ataides; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. O desenvolvimento profissional docente e o PIBID: influências do programa desvelada por seus egressos. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 21, p. 45-74, jan.-abr. 2016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/861. Acesso em: 21 fev. 2024.

VERASZTO, Estéfano Vizconde. et al. Impactos do PIBID na formação de licenciandos: avaliação de bolsistas egressos dos cursos de Licenciatura em Física, Química e Ciências Biológicas. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2, p. 544-560, jan.-jun. 2017. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/135. Acesso em: 21 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

Bartochak, Ântony V., & Sanfelice, G. R. (2025). Trajetórias formativas dos ex-bolsistas do PIBID da Universidade Feevale. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.138564