RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÓMICO EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.22456/2448-3923.81240Palavras-chave:
Pesquisa em educação, desenvolvimento sócio-económico, interfaces, Moçambique.Resumo
A palavra relação sugere uma conexão, ligação, vinculação entre uma coisa e outra. Neste caso concreto, esta proposta de comunicação pretende discutir a natureza da relação entre a pesquisa em educação e o desenvolvimento sócio-económico a partir de Moçambique. Desde a independência em 1975, a educação em Moçambique figura no topo das prioridades na Governação. A educação é encarada pelo governo moçambicano “como um direito humano e um instrumento chave para a consolidação da paz, da unidade nacional e para o desenvolvimento económico, social e político do país através da formação de cidadãos com elevada auto-estima e espírito patriótico” (Plano Estratégico da Educação 2012, 11). Para que a educação assuma este papel, a pesquisa nesta área é fundamental e ela pode seguir por duas vias: uma realizada por órgãos governamentais, que serve para avaliar o sistema de ensino e verificar aquilo que precisa ser melhorado, em termos de infraestrutura e na formação de professores, e a outra, realizada por pesquisadores e profissionais da educação, referente à produção de conhecimento teórico que seja aplicado nas diversas situações do processo educativo. Entretanto, ambas as vias são interdependentes. Esta comunicação centrar-se-á na segunda via, buscando refletir em torno de questões como: o que é a pesquisa em educação e em que ela consiste ou como se faz? De que é que estamos a falar quando nos referimos ao desenvolvimento sócio-económico, no caso particular de Moçambique? Quando é que a educação e o desenvolvimento sócio-económico passaram a ser pensados como conceitos interligados e/ou interdependentes? Como a pesquisa em educação pode contribuir para o desenvolvimento de Moçambique? Estas perguntas serão respondidas com base numa análise da literatura sobre o assunto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-08-17
Como Citar
Amâncio, H. P., & Gasparetto, V. F. (2018). RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÓMICO EM MOÇAMBIQUE. Revista Brasileira De Estudos Africanos, 3(5). https://doi.org/10.22456/2448-3923.81240
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores possuirão a propriedade intelectual dos artigos publicados e manterão os direitos de publicação.
Revista Brasileira de Estudos Africanos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.