Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Enquadramento no escopo da Revista ao tratar das Relações Internacionais da África. O componente temático da submissão deve adequar-se ao debate sobre Política Externa dos países africanos, Cooperação Internacional, Organizações de Integração, Segurança e Defesa, Sistemas Políticos, Desenvolvimento Econômico, Estruturas Sociais, Correntes de Pensamento, bem como processos históricos e geopolíticos que abordem a dimensão internacional dos eventos africanos.
  • Originalidade da pesquisa.
  • Ineditismo do manuscrito. Caso contrário, justificar em "Comentários ao editor".
  • Adequação aos padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Declaração dos dados institucionais e vínculos acadêmicos, tais como, Departamento de lotação, Instituição, Cidade, País, E-mail e ORCID.

Diretrizes para Autores

1. A RBEA publica artigos científicos e resenhas bibliográficas, sem cobrar custos de editoração.

2. Um número de RBEA pode ser dividido em: Editorial, Artigos e Resenhas ou pode se constituir em Dossiê Temático.

3. O manuscrito deve ser inédito e pode ser submetido em português, inglês ou espanhol.

4. O completo preenchimento, pelo(s) autor(es), do formulário de submissão é imprescindível. O(s) autor(es) deve informar nome completo, titulação, filiação institucional (nome completo da instituição) e e-mail para contato.

5. A titulação exigida é a de Doutor. Em caso de coautoria, este deve ser o autor principal.

6. No manuscrito deve constar título e subtítulo (se houver), resumo de 200 a 300 palavras, incluindo objetivos, problematização/hipóteses (se houver), metodologia e resultados.

7. O manuscrito deve ter de 35 mil a 50 mil caracteres (com espaços e notas de rodapé, exceto referências).

8. No máximo, 20% das páginas devem ser destinadas às referências em relação ao total de páginas de conteúdo. Informar URLs para as referências quando necessário.

9. As referências devem estar de acordo com o sistema Chicago Manual of Style, no formato Autor-Data, ao final do texto e incluindo, necessariamente, as fontes utilizadas no texto.

10. As notas de rodapé devem se restringir a esclarecimentos adicionais ao texto.

11. O arquivo deve ser submetido em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

12. O manuscrito deve estar em espaçamento 1,5; fonte Times New Roman, tamanho 12 pontos.

13. Quando necessário, utilizar itálico ao invés de sublinhado (exceto em endereços URL).

14. Imagens devem estar inseridas no texto, não ao final do documento na forma de anexos.

15. O uso de imagens (fluxogramas, mapas, tabelas e figuras) deve ser restrito ao essencial para ilustrar os argumentos desenvolvidos no texto. Todas as imagens devem ser fornecidas em formato .EPS e, também, em um formato editável, com resolução mínima de 300 dpi.

16. No caso de resenhas bibliográficas, devem ser informados os dados completos e o ISBN da obra analisada. Devem ser consideradas obras de relevância para a área.

17. As resenhas bibliográficas devem conter até 4,5 mil caracteres (incluindo espaços e notas de rodapé).

18. O não cumprimento das diretrizes acima elencadas implicará na imediata devolução do manuscrito para que as devidas correções sejam realizadas e nova submissão efetuada.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.