O sonho como uma produção social

Autores

  • Bruno Costa Barreiros PPGSP/UFSC
  • Débora Previatti PPGSP/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-0215131

Palavras-chave:

sonhos, Bernard Lahire, sociologia, psicanálise.

Resumo

Considerando a expressão onírica como uma realidade individual intrinsecamente social, Lahire propõe uma fórmula geral que ambiciona uma melhor compreensão do processo de fabricação dos sonhos. Para isso, a argumentação do autor, apresentada e discutida nessa resenha, contempla desde um retorno crítico a Freud até a sistematização de uma perspectiva disposicionalista-contextualista, na qual os relatos oníricos e seus contextos de produção adquirem destaque analítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Costa Barreiros, PPGSP/UFSC

Doutorando em Sociologia Política pelo PPGSP-UFSC (em fase final de escrita de tese), com mestrado concluído na mesma instituição (2015), pós-graduado em Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa pela Sustentare (2013) e possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2009). Foi doutorando convidado na École Normale Supérieure de Paris (supervisão de Michel Offerlé / bolsista CNPq SWE) de novembro de 2017 a abril de 2018, desenvolvendo pesquisa sobre a institucionalização da Sustentabilidade Empresarial, especificamente sobre a HEC Paris. É membro integrante do Núcleo de Sociologia Econômica (NUSEC) e do Metropolis - Laboratório de Pesquisa Social, ambos ligados ao PPGSP-UFSC. Anteriormente, fez parte da equipe de tutoria do curso de graduação em Administração da UFSC (2014-2017) e atuou no instituto Market Analysis (2009-2013) onde foi um dos responsáveis por pesquisas e consultorias nas áreas de sustentabilidade, opinião pública e comportamento do consumidor. Seus campos de interesse de pesquisa são: Sociologia Econômica, Sociologia das Elites, Teoria Sociológica, Psicologia Social, Métodos de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável.

Débora Previatti, PPGSP/UFSC

Bacharel em Ciências Sociais, mestre e doutoranda em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, no Centre Européen de Sociologie et de Science Politique (CESSP). Atualmente, escreve uma tese sobre a história social do chef de cozinha no Brasil, por meio de método iconográfico e iconológico. Integra o Núcleo de Pesquisa Metropolis, Laboratório de Pesquisa Social (UFSC). Orienta trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação no Instituto Brasil de Pós-graduação, Capacitação e Assessoria (I-BRAS). Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Arte e da Cultura, Teoria Social e Sociologia da Alimentação. Desenvolve pesquisas e possui interesse nos seguintes temas: gastronomia, indústria cultural, arte, gosto e estilos de vida, hierarquias culturais, Norbert Elias.

Referências

ELIAS, Norbert. Au-delà de Freud. Sociologie, Psychologie, Psychanalyse. Paris: La Découverte, 2010.

LAHIRE, Bernard. L’Homme pluriel. Les ressorts de l’action. Paris: Nathan, 1998.

LAHIRE, Bernard. Portraits sociologiques. Dispositions et variations individuelles. Paris: Nathan, 2002.

LAHIRE, Bernard. Franz Kafka. Élements pour une théorie de la création littéraire. Paris: La Découverte, 2010.

LAHIRE, Bernard. Dans les plis singulier du social. Individus, institutions, socialisations. Paris: La Découverte, 2013.

LAHIRE, Bernard. L'interprétation sociologique des rêves. Paris: La Découverte, 2018.

Downloads

Publicado

2019-08-20

Como Citar

BARREIROS, B. C.; PREVIATTI, D. O sonho como uma produção social. Sociologias, [S. l.], v. 21, n. 51, 2019. DOI: 10.1590/15174522-0215131. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/87784. Acesso em: 7 abr. 2025.