Ambivalência e Medo: faces dos riscos na Modernidade

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniel Chaves de Brito
  • Wilson José Barp

Palavras-chave:

Modernidade. Risco. Medo.

Resumo

No diagnóstico da modernidade, incerteza e insegurança - e portanto o medo - são elementos presentes. Partindo dessa constatação, este trabalho tem por objetivo descrever os efeitos ambivalentes do medo sobre a sociedade contemporânea. Nesta tentativa, busca-se o apoio de diversas teorias sociais que, embora não enfoquem o medo, mostram de certa forma os riscos constantes do processo de modernização. Por outro lado, isso permite separar a crítica social que ainda tenta continuar pensando a modernidade com base nas premissas conceituais da razão ocidental, de uma outra, que por sua própria fadiga proclama sua autodestruição. Entende-se aqui que se despedir da razão e considerar o movimento autônomo da modernidade é fazer surgir um processo que apenas garante a modernização do medo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Chaves de Brito

Doutor pelo NAEA/UFPA, Prof. da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFPA. Integra a linha de Pesquisa violência e Não-Violência nos Processos Sociais.

Wilson José Barp

Doutor pela UNICAMP, Prof. da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFPA. Integra a linha de Pesquisa violência e Não-Violência nos Processos Sociais.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; CHAVES DE BRITO, D.; BARP, W. J. Ambivalência e Medo: faces dos riscos na Modernidade. Sociologias, [S. l.], v. 10, n. 20, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/7081. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução