Autopoiésis e o sistema social de Niklas Luhmann: a propósito de alguns conceitos
Resumo
Neste artigo, buscaremos apresentar e discutir algumas das principais categorias conceituais referentes ao conceito de autopoiésis e da teoria sociológica de Luhmann (estrutura-função, sujeito-objeto, sistema-entorno, acoplamento estrutural, sentido-contingência e comunicação), esforçando-nos por articulá-las de forma coerente, para que seja possível uma maior compreensão da riqueza do pensamento Luhmanniano, a partir do conceito de autopoiésis, trazido para o estudo da sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SOCIOLOGIAS, C. E.; RODRIGUES JÚNIOR, L. Autopoiésis e o sistema social de Niklas Luhmann: a propósito de alguns conceitos. Sociologias, [S. l.], v. 2, n. 3, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/7030. Acesso em: 24 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.