A construção da participação popular
Resumo
O objetivo deste artigo é demonstrar, principalmente através de dados de um survey realizado pela ONG CIDADE e Prefeitura Municipal junto à população participante das plenárias do Orçamento Participativo de Porto Alegre, que esse processo tem como um de seus fundamentos a existência e atuação de uma rede associativa formada fundamentalmente por lideranças de comunidades populares da cidade. Assim, mesmo reconhecendo a importância da vontade política governamental e do reordenamento institucional realizado como fatores fundamentais para a explicação de experiências de participação da popualção na gestão pública com a que é desenvolvida em Porto Alegre, ete artigo busca sustentar que a explicação destas também exige que se identifique e analise de que forma é socialmente construída a intervenção da população nestes processos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SOCIOLOGIAS, C. E.; KUNRATH SILVA, M. A construção da participação popular. Sociologias, [S. l.], v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/6933. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Sociologia da Tradução
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.