Teoria democrática, esfera pública e participação local
Resumo
Esse artigo trabalha as diferentes dimensões da participação e da deliberação. Partindo da discussão entre elitismo democrático e republicanismo, procuramos demonstrar os motivos pelos quais a teoria habermasiana representa uma terceira posição no debate democrático atual. O nosso argumento é que a teoria habermasiana supõe uma relação crítico argumentativa com a política ao invés de uma relação participativa direta. O local da crítica é o espaço público. Com isso procuramos contemplar aquelas ações que implicam em crítica ao exercício da autoridade ou na tentativa de exercer a deliberação pública. É em relação a esse último aspecto que ao final do artigo polemizando com a concepção habermasiana, argumentamos que as experiências de decisão em um espaço público não estatal constituiriam mecanismos de formação de um espaço de deliberação pública.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SOCIOLOGIAS, C. E.; AVRITZER, L. Teoria democrática, esfera pública e participação local. Sociologias, [S. l.], v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/6925. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Sociologia da Tradução
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.