O conceito de modo de vida: entre traduções, definições e discussões

Autores

  • Gustavo Bastos Braga Universidade Federal de Viçosa / Universidade do Minho
  • Ana Louise Carvalho Fiúza Universidade Federal de Viçosa
  • Paula Cristina Almeida Remoaldo Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004521

Palavras-chave:

Modo de vida, Traduções, Way of life, Genre de vie

Resumo

A concepção de “modo de vida” tem sido muito utilizada nas Ciências Sociais, principalmente, para assinalar mudanças culturais, tal como pode ser observado desde Durkheim, Weber, Wirth, Rambaud, Lefevbre, Bourdieu, dentre outros. No entanto, o termo “modo de vida” assume uma pluralidade de significados, dificultando a compreensão das nuances interpretativas que o perpassam. As traduções para o português de estudos em língua inglesa e francesa, por vezes, apresentam termos idênticos para ideias originalmente distintas. Dada essas ambiguidades na definição do modo de vida, esse artigo se propõe a analisar os significados a ele atribuídos na literatura nacional e internacional. Como metodologia foram utilizados dados secundários oriundos de artigos e teses que utilizam o termo modo de vida e/ou traduzem a terminologia para a língua portuguesa, aplicando-se a análise em redes como ferramenta para avaliar o seu uso. Os resultados indicaram que termos distintos em sua língua original, como no franceses genre de vie e style de vie, têm, rotineiramente, a mesma tradução para o português, modo de vida, reforçando a imprecisão do termo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Bastos Braga, Universidade Federal de Viçosa / Universidade do Minho

Possui graduação em Administração pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008), Pós graduado em Administração Estratégica pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (2009), Extensão em EAD Docência pela Fundação Getúlio Vargas (2009) e MBA em Logística pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (2010), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2013), Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa com período sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. (Texto informado pelo autor)

Ana Louise Carvalho Fiúza, Universidade Federal de Viçosa

Fez Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora, com conclusão em 1992. Especialização em Ciências da Religião, também, na Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1993; Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), concluído em 1997; Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, concluído em 2001; Pós-Doutorado na linha de pesquisa "População, Família e Saúde" no Centro de Investigações em Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Portugal, concluído em 2013. Desde 2004 atua como professora do Departamento de Economia Rural da UFV, atualmente na condição de Professora Associada III, ministrando as disciplinas de "Sociologia Rural" e "Metodologia Científica" na graduação; e as disciplinas de "Sociologia Rural"; "Geração de Tecnologia"; "Gênero, Ciência e Tecnologia" e "Relações de gênero no meio rural", na pós-graduação, onde também atua como orientadora desde 2006. É Coordenadora do GERAR: Grupo de Estudos Rurais: Agriculturas e Ruralidades, no qual desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: 1) Gênero e geração de tecnologia nas Ciências Agrárias; 2) Relações de gênero e geração no campo; 3) Mudanças nos modos de vida no campo; 4) Mobilidade cotidiana entre campo e cidade; 5) Mudanças nos usos dos meios de comunicação no campo. Exerce, ainda, a atividade de editora do Boletim "Por Extenso" do referido Programa de Pós-Graduação, é membro do Conselho Editorial da Universidade Federal de Viçosa, MG e Presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Economia Rural.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

BRAGA, G. B.; FIÚZA, A. L. C.; REMOALDO, P. C. A. O conceito de modo de vida: entre traduções, definições e discussões. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 45, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004521. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/65878. Acesso em: 19 abr. 2024.