O fardo holandês: escravidão, África e imigrantes nos livros de história da escola primária na Holanda

Autores

  • Melissa F. Weiner College of the Holy Cross

Palavras-chave:

Holanda. Memória social. Livros didáticos. Escravidão. Raça. Imigração.

Resumo

Há muito, os holandeses se orgulham de sua identidade de povo tolerante, “terra prometida” para imigrantes perseguidos e generosa com fundos de “desenvolvimento” direcionados a outras nações. Esquivam-se, contudo, do papel que desempenharam historicamente no imperialismo, na escravatura e no genocídio colonialistas e consideram os não brancos, tanto na Holanda quanto fora dela, ingratos para com a ajuda de seu país. Esse artigo sintetiza pesquisas anteriores sobre as representações de escravidão, imigração e da África em todos os livros didáticos de história para ensino fundamental na Holanda publicados a partir de 1980, argumentando que estes apresentam metanarrativas eurocêntricas de europeização racial no contexto único da sociedade holandesa. Esses livros perpetuam o esquecimento social, pelos holandeses, da escravidão e do colonialismo científico, justificam intervenções históricas e contemporâneas na África, essencializam e problematizam os imigrantes e suas culturas, destacam a superioridade holandesa e facilitam a ideia de um “fardo holandês”, que encontra a Holanda auxiliando, com relutância, minorias dentro e fora de suas fronteiras. Essas descobertas têm implicações importantes para o país e para todas as nações com uma população crescente de imigrantes, pois os discursos e conhecimentos apresentados nos livros didáticos têm afetado gerações sucessivas de estudantes, que formulam políticas locais e nacionais a respeito das minorias, identidades e ideologias raciais.

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Biografia do Autor

Melissa F. Weiner, College of the Holy Cross

Professora Associada de Sociologia da College of the Holy Cross, Worcester, Massachussets (EUA) e pesquisadora do Institute on Race and Poverty (Faculdade de Direito da Universidade de Minnesota)

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Publicado

2015-12-21

Como Citar

WEINER, Melissa F. O fardo holandês: escravidão, África e imigrantes nos livros de história da escola primária na Holanda. Sociologias, [S. l.], v. 17, n. 40, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/61052. Acesso em: 25 jul. 2025.