O cérebro midiatizado: imagens do corpo e da vida na cultura contemporânea

Autores

  • Anderson dos Santos Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-8402-7846
  • Madel Therezinha Luz professora colaboradora Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004621

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Imaginário, Biociências, Cérebro.

Resumo

O cérebro aparece atualmente, nas revistas dos mais diferentes gêneros de divulgação, destacando-se visualmente nas bancas de jornais. No palco privilegiado do cenário midiático impresso, este órgão do corpo humano é apresentado como o protagonista da vida na cultura contemporânea. Disputa espaço nas vitrines com fotos de astros da mídia, de modelos afamados em novas coleções de vestuário, competindo com o desfile dos corpos sarados e com os exercícios físicos mais eficazes para entrar “em forma”. Neste artigo discutimos como a produção discursiva biocientífica, especialmente das Biociências, torna-se, através de revistas de divulgação, um dispositivo produtor de retórica relativa à normatização da saúde. Neste contexto, o cérebro se eleva como o órgão principal do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson dos Santos Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação (PUCRS), mestre em Saúde Coletiva (UFRGS), bacharel em Comunicação Social (UFSM), especialista em Comunicação em Saúde (Unisinos/ESPRS).

Madel Therezinha Luz, professora colaboradora Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do PPGCOL/UFRGS. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), mestrado em Sociologia - Universite Catholique de Louvain (1969) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1978). Professora titular aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente é colaboradora da UFRGS e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFF. Tem experiência na área de Sociologia da Saúde, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando nos seguintes temas: racionalidades médicas, práticas integrativas e complementares em saúde, corpo e práticas de saúde, instituições de saúde , regime de trabalho, produção científica e saúde, biociências e cultura. É lider do Grupo CNPq Racionalidades em Saúde: Sistemas Médicos complexos e Práticas Complementares e integrativas, atualmente sediado no Instituto de Saúde da Comunidade, U.F.F.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

MACHADO, A. dos S.; LUZ, M. T. O cérebro midiatizado: imagens do corpo e da vida na cultura contemporânea. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 46, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004621. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/60611. Acesso em: 9 maio. 2025.