Giddens: da ontologia social ao programa político, sem retorno

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renato P. Saul

Palavras-chave:

ontologia social, teoria sociológica, globalização, destradicionalização, terceira via

Resumo

O texto examina as relações entre a teoria social de Anthony Giddens e o programa da terceira via que marca a inserção do autor como intelectual do Novo Trabalhismo britânico. O objetivo é mostrar que, na construção desse programa, os elementos centrais da crítica da “política democrática ortodoxa” tem sua fundamentação naquela teoria social. O processo de globalização é visto pelo autor como um novo modelo de integração social orientado por laços que se estendem muito além das fronteiras tradicionais das comunidades e das nações, levando em si um novo sentido de organização social e política que desafia as atuais gerações a repensarem as raízes da experiência democrática. Esse é o sentido do programa da terceira via e também o sentido da teoria social de Giddens. Num plano mais geral, observa-se que a teoria e seu programa político delineiam-se no interior da tendência que parece dominar a cena na atualidade, a percepção de um novo ambiente sociológico, onde a indução pelo mercado domina como centro ético-político a partir do qual se processa uma ampla redefinição das relações sociais, políticas e econômicas, tanto no plano local quanto no plano global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato P. Saul

Professor titular aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professor e pesquisador no programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas do Centro de Ciências Humanas da UNISINOS.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; SAUL, R. P. Giddens: da ontologia social ao programa político, sem retorno. Sociologias, [S. l.], v. 5, n. 9, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5875. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução