Análise do componente ouvidoria na implementação da política de participação no SUS no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Felipe Rangel de Souza Machado Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
  • Camila Furlanetti Borges Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004421

Palavras-chave:

direito à saúde, participação social, ouvidoria

Resumo

Este artigo apresenta a análise de parte dos resultados de uma pesquisa orientada para a compreensão dos dilemas da participação política no Sistema Único de Saúde, com foco na implementação da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS), no estado do Rio de Janeiro. O processo de investigação permitiu compreender a constituição desse novo campo de atuação política que são as ouvidorias do SUS, suas principais características institucionais e quais os dilemas inerentes tanto à sua implantação quanto ao seu efetivo funcionamento como uma instância de participação social para a construção e garantia do direito à saúde no Brasil. A discussão ora realizada não se limita a descrição de caso, mas aponta e analisa as características gerais das ouvidorias contribuindo com o desenvolvimento teórico do campo da participação social no processo de democratização do Estado brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Rangel de Souza Machado, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Doutor em Saúde Coletiva (IMS/Uerj).  Pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Pesquisador do NEDSS. 

 

Camila Furlanetti Borges, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Doutora em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Downloads

Publicado

2017-05-10

Como Citar

RANGEL DE SOUZA MACHADO, F.; FURLANETTI BORGES, C. Análise do componente ouvidoria na implementação da política de participação no SUS no estado do Rio de Janeiro. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 44, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004421. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/57859. Acesso em: 28 mar. 2024.