Análise do componente ouvidoria na implementação da política de participação no SUS no estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/15174522-019004421Palavras-chave:
direito à saúde, participação social, ouvidoriaResumo
Este artigo apresenta a análise de parte dos resultados de uma pesquisa orientada para a compreensão dos dilemas da participação política no Sistema Único de Saúde, com foco na implementação da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS), no estado do Rio de Janeiro. O processo de investigação permitiu compreender a constituição desse novo campo de atuação política que são as ouvidorias do SUS, suas principais características institucionais e quais os dilemas inerentes tanto à sua implantação quanto ao seu efetivo funcionamento como uma instância de participação social para a construção e garantia do direito à saúde no Brasil. A discussão ora realizada não se limita a descrição de caso, mas aponta e analisa as características gerais das ouvidorias contribuindo com o desenvolvimento teórico do campo da participação social no processo de democratização do Estado brasileiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-05-10
Como Citar
RANGEL DE SOUZA MACHADO, F.; FURLANETTI BORGES, C. Análise do componente ouvidoria na implementação da política de participação no SUS no estado do Rio de Janeiro. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 44, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004421. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/57859. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Interfaces
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.