Tendências européias na graduação e na garantia da qualidade

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Hans-Uwe Erichsen

Palavras-chave:

Processo de Bolonha, Educação Superior na Europa, avaliação, acreditação/certificação, Educação Continuada, qualidade da Educação Superior

Resumo

O texto discute as transformações dos sistemas de educação superior na Europa, a partir do chamado Processo de Bolonha. Na primeira parte, são apresentados e discutidos os “comunicados” assinados pelos ministros de educação europeus que aderiram ao processo que caracteriza a reforma proposta: adoção de um sistema de ensino baseado em três ciclos (bachelor, master e os estudos de doutorado); estabelecimento de um sistema de acumulação e transferência de créditos; promoção da mobilidade; promoção do espaço europeu do ensino superior, entre outros. Na segunda parte, é discutida a avaliação e a acreditação/certificação como meios de desenvolvimento e garantia da qualidade na educação superior. Por fim, trata da questão da educação continuada como um desafio para as instituições de educação superior e uma oportunidade para ampliação do acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hans-Uwe Erichsen

Presidente do Conselho Curador da Universidade Livre de Berlim.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; ERICHSEN, H.-U. Tendências européias na graduação e na garantia da qualidade. Sociologias, [S. l.], v. 9, n. 17, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5621. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução