Ensino Superior e Desenvolvimento de Habilidades para a Empregabilidade: explorando a visão dos estudantes
Palabras clave:
desenvolvimento do currículo, habilidades para a empregabilidade, programas de política social, percepção de estudantesResumen
Este artigo examina a postura dos estudantes em relação ao desenvolvimento das habilidades de empregabilidade no ensino superior. A análise se baseia em um questionário de pesquisa apresentado a 60 alunos de graduação, os quais cursaram bacharelado em políticas sociais e bacharelado combinado em políticas sociais e sociologia em uma universidade londrina, criada depois de 1992. A pesquisa examina a opinião que os estudantes têm sobre as habilidades desenvolvidas e sobre suas preferências no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades para a empregabilidade. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes considera de igual importância o conhecimento sobre matérias variadas e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à empregabilidade. Há total apoio para uma estratégia institucional e um modelo integrado que reforcem as habilidades para a empregabilidade. Os resultados finais endossam a necessidade do desenvolvimento de habilidades para a empregabilidade, no contexto da aprendizagem.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
SOCIOLOGIAS, C. E.; ZULAUF, M. Ensino Superior e Desenvolvimento de Habilidades para a Empregabilidade: explorando a visão dos estudantes. SOCIOLOGIAS, [S. l.], v. 8, n. 16, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5607. Acesso em: 29 abr. 2025.
Número
Sección
Dossiê - Sociologia da Tradução
Licencia
Todo el contenido de la revista, excepto donde está identificado, está licenciado bajo una licencia Creative Commons del tipo atribución BY.
Sociologias adoptó, hasta dic/2015, la licencia Creative Commons del tipo BY-NC. Desde ene/2016, la licencia en vigor es la del tipo BY.