Ensino Superior e Desenvolvimento de Habilidades para a Empregabilidade: explorando a visão dos estudantes

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Monika Zulauf

Palavras-chave:

desenvolvimento do currículo, habilidades para a empregabilidade, programas de política social, percepção de estudantes

Resumo

Este artigo examina a postura dos estudantes em relação ao desenvolvimento das habilidades de empregabilidade no ensino superior. A análise se baseia em um questionário de pesquisa apresentado a 60 alunos de graduação, os quais cursaram bacharelado em políticas sociais e bacharelado combinado em políticas sociais e sociologia em uma universidade londrina, criada depois de 1992. A pesquisa examina a opinião que os estudantes têm sobre as habilidades desenvolvidas e sobre suas preferências no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades para a empregabilidade. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes considera de igual importância o conhecimento sobre matérias variadas e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à empregabilidade. Há total apoio para uma estratégia institucional e um modelo integrado que reforcem as habilidades para a empregabilidade. Os resultados finais endossam a necessidade do desenvolvimento de habilidades para a empregabilidade, no contexto da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monika Zulauf

London School of Economics and Political Science, Department of Social Policy, Houghton Street, London WC2A 2AE. Middlesex University, School of Health and Social Sciences, Queensway, Enfield, Middlesex EN3 4SA. Inglaterra.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; ZULAUF, M. Ensino Superior e Desenvolvimento de Habilidades para a Empregabilidade: explorando a visão dos estudantes. Sociologias, [S. l.], v. 8, n. 16, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5607. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução