Políticas territoriais, ciência & tecnologia e a ação de atores locais e regionais: O Pólo de Modernização Tecnológica da Serra – Rio Grande do Sul – Brasil

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aldomar Arnaldo Rückert

Palavras-chave:

Políticas Territoriais, Desenvolvimento Endógeno com Base Local

Resumo

O artigo analisa políticas territoriais, especificamente aquelas direcionadas para o desenvolvimento endógeno com base local. O Programa dos Pólos de Modernização Tecnológica da Serra da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul tem sido implantadas por universidades comunitárias, principalmente, na década de 90. As ações dos atores coletivos civis no sentido de implantação de políticas de inovação no Pólo de Modernização Tecnológica da Serra na Universidade de Caxias do Sul, região de planejamento do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra são analisados, especificamente nos municípios de Caxias do Sul e Campestre da Serra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldomar Arnaldo Rückert

Doutor em Ciências - Geografia Humana pela Universidade de São Paulo; membro do Programa de Pós-Graduação em Geografia/Análise Territorial da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; RÜCKERT, A. A. Políticas territoriais, ciência & tecnologia e a ação de atores locais e regionais: O Pólo de Modernização Tecnológica da Serra – Rio Grande do Sul – Brasil. Sociologias, [S. l.], v. 6, n. 11, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5448. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução