Os novos rumos dos estudos sociais de ciência e tecnologia; continuidade e ruptura na teoria social - implicações para o Brasil e a América Latina

Autores

  • Michelangelo Giotto Santoro Trigueiro

Palavras-chave:

Sociologia da ciência e da tecnologia. Construtivismo. Conteúdo cognitivo da ciência. Controvérsias científicas.

Resumo

O artigo procura fazer uma discussão geral a respeito da trajetória dos estudos sociais da ciência e da tecnologia, focalizando, em rápidas passadas, o debate seminal na sociologia da ciência, e os atuais questionamentos, notadamente aqueles trazidos pelo chamado construtivismo. Procura-se argumentar em favor da necessidade de se ampliar a discussão acerca do conteúdo cognitivo no encerramento das controvérsias científicas, muitas vezes negligenciado em algumas abordagens construtivistas. Isso sem negar a importância de tais abordagens na explicitação do conteúdo social presente na ciência e na tecnologia. Conclui-se, levantando alguns pontos para um aprofundamento das implicações de tais reflexões sobre os estudos sociais da ciência e da tecnologia para o contexto da sociedade brasileira e de demais países da América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

TRIGUEIRO, M. G. S. Os novos rumos dos estudos sociais de ciência e tecnologia; continuidade e ruptura na teoria social - implicações para o Brasil e a América Latina. Sociologias, [S. l.], v. 16, n. 37, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/50582. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução