Democracia, Sociedade Civil Organizada e internet: estratégias de articulação online da Rede Nossa São Paulo

Autores

  • Claudio Luis de Camargo Penteado
  • Marcelo Burgos Pimentel Santos
  • Rafael de Paula Aguiar Araújo

Palavras-chave:

Internet. Participação política. Sociedade civil. Rede Nossa São Paulo.

Resumo

Com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) o debate acerca das possibilidades democráticas da internet se intensificou. A arquitetura em rede da internet, somada às ferramentas de interação, tem possibilitado novas formas de organizações sociais e uma criativa agenda de ações políticas, que podem significar um avanço no desenvolvimento dos processos democráticos.
Essas tecnologias possibilitam novos mecanismos de comunicação com o Estado e viabilizam novas articulações da sociedade civil. A proposta deste artigo é avaliar a dinâmica da Rede Nossa São Paulo (RNSP), movimento da sociedade civil, formada por cerca de 700 instituições, que atua na região metropolitana de São Paulo, e analisar suas estratégias de articulação através da Web, para a promoção
de ações políticas. A avaliação da e-participação na RNSP foi realizada por meio da combinação de três diferentes abordagens: (1) identificação das diferentes formas
de e-participação; (2) avaliação das dimensões-chave de e-participação; e (3) classificação da atuação da Rede de acordo com o grau de democracia digital. Os resultados permitem observar que a internet pode auxiliar na promoção de ações democráticas, criando novos mecanismos de atuação da sociedade civil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PENTEADO, C. L. de C.; SANTOS, M. B. P.; ARAÚJO, R. de P. A. Democracia, Sociedade Civil Organizada e internet: estratégias de articulação online da Rede Nossa São Paulo. Sociologias, [S. l.], v. 16, n. 36, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/49664. Acesso em: 29 mar. 2024.