Josué de Castro e a agricultura de sustentação em Geografia da fome

Autores

  • Sirlândia Schappo

Palavras-chave:

Josué de Castro. Agricultura de sustentação. Geografia da fome.

Resumo

             Neste artigo, destacam-se as análises de Josué de Castro sobre a agricultura de sustentação presentes em um de seus principais livros: Geografia da Fome (1946), articulando-as ao contexto histórico e intelectual da época. O autor concebe o termo agricultura de sustentação ao se referir aos cultivos de sustento, especialmente aqueles existentes nos quilombos e no Sertão, que possibilitam a ampliação das possibilidades alimentares de uma região e que resultam diretamente no atendimento das necessidades da população. As influências para o desvendamento da importância da agricultura de sustentação no pensamento de Josué de Castro advêm tanto da sua trajetória de vida, das influências teóricas, bem como do contexto, dos espaços e grupos nos quais o autor circulou. Destacam-se aspectos considerados primordiais na consolidação de seu projeto político
ancorado no combate à fome por meio do incentivo à agricultura de sustentação e do combate ao latifúndio e à monocultura como seus pilares essenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SCHAPPO, S. Josué de Castro e a agricultura de sustentação em Geografia da fome. Sociologias, [S. l.], v. 16, n. 35, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/46003. Acesso em: 29 mar. 2024.