Por uma “semântica da potência”

um caso de resistência e reconhecimento no cinema brasileiro contemporâneo

Autores

  • Eliska Altmann Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/18070337-138454

Palavras-chave:

semântica da potência, produção audiovisual brasileira contemporânea, sociologia da cultura e da comunicação

Resumo

Com base no fake trailer “As Panteras do Lula”, estreado e viralizado em março/abril de 2022 no canal do YouTube Zel Junior, o ensaio discute a construção de uma “semântica da potência” no contexto brasileiro de uma “gramática impotente”. Assim, busca-se verificar como, através de influência pop e expressão crítica e humorada, o artista e criador de conteúdo Zel Junior elabora uma linguagem que inverte diametralmente signos bolsonaristas, num desejo de autorrepresentação e reconhecimento.

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Biografia do Autor

Eliska Altmann, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Eliska Altmann holds a PhD in Sociology, is a Researcher and Associate Professor at the Institute of Philosophy and Social Sciences at the Federal University of Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

ALTMANN, E. Por uma “semântica da potência”: um caso de resistência e reconhecimento no cinema brasileiro contemporâneo. Sociologias, [S. l.], v. 26, n. 63, 2024. DOI: 10.1590/18070337-138454. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/138454. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos