Análise estatística e pluriescalar das desigualdades educacionais: aspirações científicas e desempenho de estudantes no ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-0337/e130399

Palavras-chave:

ENEM, macro, meso e microssociológico, ACM, espaço social, aspirações científicas.

Resumo

A literatura sociológica reitera a existência de desigualdades educacionais associadas às desigualdades sociais. O desempenho escolar e a aspiração por carreiras científicas revelam distinções educacionais, de classe e de gênero. Apesar disso, alguns autores defendem a possibilidade de reversão desse amplo quadro social por meio de práticas individuais no âmbito da sala de aula de ciências. Neste artigo comparamos os efeitos de variáveis macro, meso e microssociológicas no desempenho de aspirantes a carreiras científicas. Adotamos como fonte secundária as respostas de 180 mil estudantes ao questionário do ENEM de 2009 e realizamos uma Análise de Correspondência Múltipla visando compreender as possíveis relações estruturantes das variáveis pluriescalares com desempenho no exame. Concluímos este estudo reforçando a forte influência das variáveis macrossociais na persistência das desigualdades educacionais e apontando possibilidades de mudanças em aspectos mesossociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAMUTI-TRACHE, Maria; ANDRES, Lesley. Embarking on and persisting in scientific fields of study: cultural capital, gender, and curriculum along the science pipeline. International Journal of Science Education, v. 30, n. 12, p. 1557-1584, 2008. DOI: http://doi.org/10.1080/09500690701324208.

ALMEIDA, Ana Maria Fonseca de; ERNICA, Mauricio. Inclusão e segmentação social no Ensino Superior público no Estado de São Paulo (1990-2012). Educação & Sociedade, v. 36, n. 130, p. 63-83, 2015. DOI: http://doi.org/10.1590/ ES0101-73302015139672.

ANDERHAG, Per et al. Students’ choice of post-compulsory science: in search of schools that compensate for the socio-economic background of their students. International Journal of Science Education, v. 35, n. 18, p. 3141-3160, 2013. DOI: http://doi.org/10.1080/09500693.2012.696738.

ARCHER, Louise et al. “Doing” science versus “being” a scientist: examining 10/11-year-old schoolchildren’s constructions of science through the lens of identity. Science Education, v. 94, n. 4, p. 617-639, 2010. DOI: http://doi. org/10.1002/sce.20399.

ARCHER, Louise et al. ‘Not girly, not sexy, not glamorous’: Primary school girls’ and parents’ constructions of science aspirations. Pedagogy, Culture & Society, v. 21, n. 1, p. 171-194, 2013. DOI: http://doi.org/10.1080/14681366.2012.748676.

ARCHER, Louise; DEWITT, Jennifer; WILLIS, Beatrice. Adolescent boys’ science aspirations: masculinity, capital, and power. Journal of Research in Science Teaching, v. 51, n. 1, p. 1-30, 2014. DOI: http://doi.org/10.1002/tea.21122.

ARCHER, Louise et al. “Science capital”: a conceptual, methodological, and empirical argument for extending bourdieusian notions of capital beyond the arts. Journal of Research in Science Teaching, v. 52, n. 7, p. 922-948, 2015. DOI: http://doi.org/10.1002/tea.21227.

ARCHER, Louise; DEWITT, Jennifer; OSBORNE, Jonathan. Is science for us? Black students’ and parents’ views of science and science careers. Science Education, v. 99, n. 2, p. 199-237, 2015. DOI: http://doi.org/10.1002/sce.21146. PMid:28579645.

BENNETT, Tony et al. Culture, class, distinction. London: Routledge, 2009.

BERTONCELO, Edison Ricardo Emiliano. Classes sociais, cultura e educação. Novos Estudos, v. 104, p. 159-175, 2016.

BERTONCELO, Edison Ricardo Emiliano. Construindo espaços relacionais com a análise de correspondências múltiplas: aplicações nas ciências sociais. 1. ed. Brasília: ENAP, 2022.

BORGES, José Leopoldino das Graças; CARNIELLI, Beatrice Laura. Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 113-139, 2005. DOI: http://doi.org/10.1590/S0100-15742005000100007.

BOURDIEU, Pierre. Espaço social e gênese das classes. In: BOURDIEU, Pierre (ed.). O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S. A., 1989. p. 133-163.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, Pierre (ed.). Escritos da educação. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Louis. The logic of fields. In: BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Louis (ed.). An invitation to reflexive sociology. Chicago: University of Chicago Press, 1992. p. 94-115.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014a.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014b.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Questionário socioeconômico ENEM 2009. Brasília: INEP, 2009. Disponível em: http://download.uol.com.br/educacao/enem2009/quest_ socioec_enem2009.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. A segunda maior prova de acesso ao ensino superior do mundo. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ ultimas-noticias/418-enem946573306/31151-a-segunda-maior-prova-de-acesso-ao-ensino-superior-do-mundo. Acesso em: 23 fev. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Brasil no Pisa 2018. Brasília: INEP, 2020.

CAPRARA, Bernardo Mattes. Condição de classe e desempenho educacional no Brasil. Educação e Realidade, v. 45, n. 4, e93008, 2020. DOI: http://doi. org/10.1590/2175-623693008.

CARVALHAES, Flavio; RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional. Tempo Social, v. 31, n. 1, p. 195, 2019. DOI: http://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.135035.

CHACHASHVILI-BOLOTIN, Svetlana; LISSITSA, Sabina; MILNER-BOLOTIN, Marina. STEM outcomes of second-generation immigrant students with high-skilled parental backgrounds. International Journal of Science Education, v. 41, n. 17, p. 2465-2483, 2019. DOI: http://doi.org/10.1080/09500693.2019 .1686549.

CLAUSSEN, Stephanie; OSBORNE, Jonathan. Bourdieu’s notion of cultural capital and its implications for the science curriculum. Science Education, v. 97, n. 1, p. 58-79, 2012. DOI: http://doi.org/10.1002/sce.21040.

COOPER, Grant; BERRY, Amanda. Demographic predictors of senior secondary participation in biology, physics, chemistry and earth/space sciences: students’ access to cultural, social and science capital. International Journal of Science Education, v. 42, n. 1, p. 151-166, 2020. DOI: http://doi.org/10.1080/095006 93.2019.1708510.

COSTA, António Firmino da; LOPES, João Teixeira. The diverse pathways of higher education students: a sociological analysis on inequality, context and agency. Portuguese Journal of Social Science, v. 10, n. 1, p. 43-58, 2011. DOI: http://doi.org/10.1386/pjss.10.1.43_1.

GOKPINAR, Tuba; REISS, Michael. The role of outside-school factors in science education: a two-stage theoretical model linking Bourdieu and Sen, with a case study. International Journal of Science Education, v. 38, n. 8, p. 1278-1303, 2016. DOI: http://doi.org/10.1080/09500693.2016.1188332.

GONÇALVES, Fernando; RAMOS, Marilia Patta. Sucesso no campo escolar: condicionantes para entrada na universidade no Brasil. Educação & Sociedade, v. 40, e0188393, 2019. DOI: http://doi.org/10.1590/es0101-73302019188393.

GRENFELL, Michael. Uma reflexão sobre a teoria do campo (e dentro dela) na prática. Tempo Social, v. 30, n. 2, p. 195-217, 2018.

HABIG, Bobby et al. An informal science education program’s impact on STEM major and STEM career outcomes. Research in Science Education, v. 50, p. 1051-1074, 2021. DOI: http://doi.org/10.1007/s11165-018-9722-y.

HAYES, Michael; DEYHLE, Donna. Constructing difference: a comparative study of elementary science curriculum differentiation. Science Education, v. 85, n. 3, p. 239-262, 2001. DOI: http://doi.org/10.1002/sce.1008.

HJELLBREKKE, Johs. Multiple correspondence analysis for the social sciences. London: Routledge, 2019. DOI: http://doi.org/10.4324/9781315516257.

JONES, Gail et al. The development and validation of a measure of science capital, habitus, and future science interests. Research in Science Education, v. 51, p. 1549-1565, 2021. DOI: http://doi.org/10.1007/s11165-020- 09916-y.

KLÜGER, Elisa. Análise de correspondências múltiplas: fundamentos, elaboração e interpretação. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 86, n. 2, p. 68-97, 2018.

LEROUX, Brigitte; ROUANET, Henry. Multiple correspondence analysis. Thousand Oaks: SAGE, 2010.

LOPES, João Teixeira. A universidade e os seus estudantes. Um olhar de dentro. Revista Lusófona de Estudos Culturais, v. 3, n. 2, p. 81-90, 2016. DOI: http://doi.org/10.21814/rlec.117.

LYONS, Terry. The puzzle of falling enrolments in physics and chemistry courses: putting some pieces together. Research in Science Education, v. 36, n. 3, p. 285-311, 2006. DOI: http://doi.org/10.1007/s11165-005-9008-z.

MARTELETO, Leticia; MARSCHNER, Murillo; CARVALHAES, Flavio. Educational stratification after a decade of reforms on higher education access in Brazil. Research in Social Stratification and Mobility, v. 46, p. 99, 2016. DOI: http://doi.org/10.1016/j.rssm.2016.08.004.

MELO, Maria Benedita Portugal; LOPES, João Teixeira. Metamorfoses de A Reprodução: um olhar atualizado a partir da realidade portuguesa. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 97, p. 87-105, 2021. DOI: http://doi.org/10.7458/ SPP20219724911.

MONT’ALVÃO NETO, Arnaldo. Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010. Educação & Sociedade, v. 35, n. 127, p. 417-441, 2014. DOI: http://doi.org/10.1590/S0101-73302014000200005.

MORIS, Carlos Henrique Aparecido Alves et al. Distinção e classe social no acesso ao ensino superior brasileiro. Tempo Social, v. 34, n. 2, p. 69-91, 2022. DOI: http://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.189030.

NASCIMENTO, Matheus Monteiro. O acesso ao ensino superior público brasileiro: um estudo quantitativo a partir dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio. 2019. Tese (Doutorado em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

NASCIMENTO, Matheus Monteiro; CAVALCANTI, Cláudio; OSTERMANN, Fernanda. Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos, v. 101, p. 120-145, 2020a.

NASCIMENTO, Matheus Monteiro; CAVALCANTI, Cláudio; OSTERMANN, Fernanda. Sucesso escolar em contextos populares: Uma análise a partir do Enem. Estudos em Avaliação Educacional, v. 31, n. 76, p. 134-163, 2020b.

NASCIMENTO, Matheus Monteiro; MASSI, Luciana. Origem social e escolha pelo curso de graduação: inferências a partir de dados do ENADE. Revista NUPEM, v. 13, n. 28, p. 105-120, 2021. DOI: http://doi.org/10.33871/ nupem.2021.13.28.105-120.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta; RAIZER, Leandro; FACHINETTO, Rochele Fellini. Acesso, expansão e eqüidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira. Sociologias, n. 17, p. 124-157, 2007. DOI: http://doi.org/10.1590/S1517-45222007000100006.

NOGUEIRA, Maria Alice. O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas. Cadernos de Pesquisa, v. 51, e07468, 2021. DOI: http://doi.org/10.1590/198053147468.

OSTERMANN, Fernanda et al. Área de ensino: reflexões a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu. Educação e Pesquisa, v. 48, e254584, 2022. DOI: http://doi.org/10.1590/s1678-4634202248254584eng.

PERERA, Liyanage Devangi. Parents’ attitudes towards science and their children’s science achievement. International Journal of Science Education, v. 36, n. 18, p. 3021-3041, 2014. DOI: http://doi.org/10.1080/09500693.201 4.949900.

PETERS, Gabriel. Habitus, reflexividade e neo-objetivismo na teoria da prática de Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 28, n. 83, p. 47- 71, 2013. DOI: http://doi.org/10.1590/S0102-69092013000300004.

RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação, v. 19, n. 3, 2014.

ROSENLUND, Lennart. Exploring the city with Bourdieu: applying Pierre Bourdieu’s theories and methods to study the community. Saarbrücken: VDM Publishing, 2009.

SALATA, André. Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social, v. 30, n. 2, p. 219-253, 2018. DOI: http://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.125482.

SAVAGE, Michael et al. A new model of social class? Findings from the BBC’s Great British Class Survey experiment. Sociology, v. 47, n. 2, p. 219-250, 2013. DOI: http://doi.org/10.1177/0038038513481128.

SERPA, Sandro; FERREIRA, Carlos Miguel. Micro, meso and macro levels of social analysis. International Journal of Social Science Studies, v. 7, n. 3, p. 120, 2019. DOI: http://doi.org/10.11114/ijsss.v7i3.4223.

SULLIVAN, Alice. Cultural capital and educational attainment. Sociology, v. 35, n. 4, p. 893-912, 2001. DOI: http://doi.org/10.1177/0038038501035004006.

SUN, Letao; BRADLEY, Kelly; AKERS, Kathryn. A multilevel modelling approach to investigating factors impacting science achievement for secondary school students: PISA Hong Kong sample. International Journal of Science Education, v. 34, n. 14, p. 2107-2125, 2012. DOI: http://doi.org/10.1080/09500693.2012.708063.

ZAJDA, Joseph. Globalisation and schooling: equity and access issues. Cultural Studies of Science Education, v. 6, n. 1, p. 143-152, 2011. DOI: http://doi. org/10.1007/s11422-010-9309-z.

Downloads

Publicado

2025-05-30

Como Citar

MONTEIRO NASCIMENTO, M.; MASSI, L.; CARLOS HENRIQUE APARECIDO ALVES MORIS; AGOSTINI, G. Análise estatística e pluriescalar das desigualdades educacionais: aspirações científicas e desempenho de estudantes no ENEM. Sociologias, [S. l.], v. 27, n. 64, p. e130399, 2025. DOI: 10.1590/1807-0337/e130399. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/130399. Acesso em: 1 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos