Análise estatística e pluriescalar das desigualdades educacionais: aspirações científicas e desempenho de estudantes no ENEM
DOI:
https://doi.org/10.1590/1807-0337/e130399Palavras-chave:
ENEM, macro, meso e microssociológico, ACM, espaço social, aspirações científicas.Resumo
A literatura sociológica reitera a existência de desigualdades educacionais associadas às desigualdades sociais. O desempenho escolar e a aspiração por carreiras científicas revelam distinções educacionais, de classe e de gênero. Apesar disso, alguns autores defendem a possibilidade de reversão desse amplo quadro social por meio de práticas individuais no âmbito da sala de aula de ciências. Neste artigo comparamos os efeitos de variáveis macro, meso e microssociológicas no desempenho de aspirantes a carreiras científicas. Adotamos como fonte secundária as respostas de 180 mil estudantes ao questionário do ENEM de 2009 e realizamos uma Análise de Correspondência Múltipla visando compreender as possíveis relações estruturantes das variáveis pluriescalares com desempenho no exame. Concluímos este estudo reforçando a forte influência das variáveis macrossociais na persistência das desigualdades educacionais e apontando possibilidades de mudanças em aspectos mesossociais.
Downloads
Referências
ADAMUTI-TRACHE, Maria; ANDRES, Lesley. Embarking on and persisting in scientific fields of study: cultural capital, gender, and curriculum along the science pipeline. International Journal of Science Education, v. 30, n. 12, p. 1557-1584, 2008. DOI: http://doi.org/10.1080/09500690701324208.
ALMEIDA, Ana Maria Fonseca de; ERNICA, Mauricio. Inclusão e segmentação social no Ensino Superior público no Estado de São Paulo (1990-2012). Educação & Sociedade, v. 36, n. 130, p. 63-83, 2015. DOI: http://doi.org/10.1590/ ES0101-73302015139672.
ANDERHAG, Per et al. Students’ choice of post-compulsory science: in search of schools that compensate for the socio-economic background of their students. International Journal of Science Education, v. 35, n. 18, p. 3141-3160, 2013. DOI: http://doi.org/10.1080/09500693.2012.696738.
ARCHER, Louise et al. “Doing” science versus “being” a scientist: examining 10/11-year-old schoolchildren’s constructions of science through the lens of identity. Science Education, v. 94, n. 4, p. 617-639, 2010. DOI: http://doi. org/10.1002/sce.20399.
ARCHER, Louise et al. ‘Not girly, not sexy, not glamorous’: Primary school girls’ and parents’ constructions of science aspirations. Pedagogy, Culture & Society, v. 21, n. 1, p. 171-194, 2013. DOI: http://doi.org/10.1080/14681366.2012.748676.
ARCHER, Louise; DEWITT, Jennifer; WILLIS, Beatrice. Adolescent boys’ science aspirations: masculinity, capital, and power. Journal of Research in Science Teaching, v. 51, n. 1, p. 1-30, 2014. DOI: http://doi.org/10.1002/tea.21122.
ARCHER, Louise et al. “Science capital”: a conceptual, methodological, and empirical argument for extending bourdieusian notions of capital beyond the arts. Journal of Research in Science Teaching, v. 52, n. 7, p. 922-948, 2015. DOI: http://doi.org/10.1002/tea.21227.
ARCHER, Louise; DEWITT, Jennifer; OSBORNE, Jonathan. Is science for us? Black students’ and parents’ views of science and science careers. Science Education, v. 99, n. 2, p. 199-237, 2015. DOI: http://doi.org/10.1002/sce.21146. PMid:28579645.
BENNETT, Tony et al. Culture, class, distinction. London: Routledge, 2009.
BERTONCELO, Edison Ricardo Emiliano. Classes sociais, cultura e educação. Novos Estudos, v. 104, p. 159-175, 2016.
BERTONCELO, Edison Ricardo Emiliano. Construindo espaços relacionais com a análise de correspondências múltiplas: aplicações nas ciências sociais. 1. ed. Brasília: ENAP, 2022.
BORGES, José Leopoldino das Graças; CARNIELLI, Beatrice Laura. Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 113-139, 2005. DOI: http://doi.org/10.1590/S0100-15742005000100007.
BOURDIEU, Pierre. Espaço social e gênese das classes. In: BOURDIEU, Pierre (ed.). O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S. A., 1989. p. 133-163.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, Pierre (ed.). Escritos da educação. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Louis. The logic of fields. In: BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Louis (ed.). An invitation to reflexive sociology. Chicago: University of Chicago Press, 1992. p. 94-115.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014a.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014b.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Questionário socioeconômico ENEM 2009. Brasília: INEP, 2009. Disponível em: http://download.uol.com.br/educacao/enem2009/quest_ socioec_enem2009.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. A segunda maior prova de acesso ao ensino superior do mundo. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ ultimas-noticias/418-enem946573306/31151-a-segunda-maior-prova-de-acesso-ao-ensino-superior-do-mundo. Acesso em: 23 fev. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Brasil no Pisa 2018. Brasília: INEP, 2020.
CAPRARA, Bernardo Mattes. Condição de classe e desempenho educacional no Brasil. Educação e Realidade, v. 45, n. 4, e93008, 2020. DOI: http://doi. org/10.1590/2175-623693008.
CARVALHAES, Flavio; RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional. Tempo Social, v. 31, n. 1, p. 195, 2019. DOI: http://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.135035.
CHACHASHVILI-BOLOTIN, Svetlana; LISSITSA, Sabina; MILNER-BOLOTIN, Marina. STEM outcomes of second-generation immigrant students with high-skilled parental backgrounds. International Journal of Science Education, v. 41, n. 17, p. 2465-2483, 2019. DOI: http://doi.org/10.1080/09500693.2019 .1686549.
CLAUSSEN, Stephanie; OSBORNE, Jonathan. Bourdieu’s notion of cultural capital and its implications for the science curriculum. Science Education, v. 97, n. 1, p. 58-79, 2012. DOI: http://doi.org/10.1002/sce.21040.
COOPER, Grant; BERRY, Amanda. Demographic predictors of senior secondary participation in biology, physics, chemistry and earth/space sciences: students’ access to cultural, social and science capital. International Journal of Science Education, v. 42, n. 1, p. 151-166, 2020. DOI: http://doi.org/10.1080/095006 93.2019.1708510.
COSTA, António Firmino da; LOPES, João Teixeira. The diverse pathways of higher education students: a sociological analysis on inequality, context and agency. Portuguese Journal of Social Science, v. 10, n. 1, p. 43-58, 2011. DOI: http://doi.org/10.1386/pjss.10.1.43_1.
GOKPINAR, Tuba; REISS, Michael. The role of outside-school factors in science education: a two-stage theoretical model linking Bourdieu and Sen, with a case study. International Journal of Science Education, v. 38, n. 8, p. 1278-1303, 2016. DOI: http://doi.org/10.1080/09500693.2016.1188332.
GONÇALVES, Fernando; RAMOS, Marilia Patta. Sucesso no campo escolar: condicionantes para entrada na universidade no Brasil. Educação & Sociedade, v. 40, e0188393, 2019. DOI: http://doi.org/10.1590/es0101-73302019188393.
GRENFELL, Michael. Uma reflexão sobre a teoria do campo (e dentro dela) na prática. Tempo Social, v. 30, n. 2, p. 195-217, 2018.
HABIG, Bobby et al. An informal science education program’s impact on STEM major and STEM career outcomes. Research in Science Education, v. 50, p. 1051-1074, 2021. DOI: http://doi.org/10.1007/s11165-018-9722-y.
HAYES, Michael; DEYHLE, Donna. Constructing difference: a comparative study of elementary science curriculum differentiation. Science Education, v. 85, n. 3, p. 239-262, 2001. DOI: http://doi.org/10.1002/sce.1008.
HJELLBREKKE, Johs. Multiple correspondence analysis for the social sciences. London: Routledge, 2019. DOI: http://doi.org/10.4324/9781315516257.
JONES, Gail et al. The development and validation of a measure of science capital, habitus, and future science interests. Research in Science Education, v. 51, p. 1549-1565, 2021. DOI: http://doi.org/10.1007/s11165-020- 09916-y.
KLÜGER, Elisa. Análise de correspondências múltiplas: fundamentos, elaboração e interpretação. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 86, n. 2, p. 68-97, 2018.
LEROUX, Brigitte; ROUANET, Henry. Multiple correspondence analysis. Thousand Oaks: SAGE, 2010.
LOPES, João Teixeira. A universidade e os seus estudantes. Um olhar de dentro. Revista Lusófona de Estudos Culturais, v. 3, n. 2, p. 81-90, 2016. DOI: http://doi.org/10.21814/rlec.117.
LYONS, Terry. The puzzle of falling enrolments in physics and chemistry courses: putting some pieces together. Research in Science Education, v. 36, n. 3, p. 285-311, 2006. DOI: http://doi.org/10.1007/s11165-005-9008-z.
MARTELETO, Leticia; MARSCHNER, Murillo; CARVALHAES, Flavio. Educational stratification after a decade of reforms on higher education access in Brazil. Research in Social Stratification and Mobility, v. 46, p. 99, 2016. DOI: http://doi.org/10.1016/j.rssm.2016.08.004.
MELO, Maria Benedita Portugal; LOPES, João Teixeira. Metamorfoses de A Reprodução: um olhar atualizado a partir da realidade portuguesa. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 97, p. 87-105, 2021. DOI: http://doi.org/10.7458/ SPP20219724911.
MONT’ALVÃO NETO, Arnaldo. Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010. Educação & Sociedade, v. 35, n. 127, p. 417-441, 2014. DOI: http://doi.org/10.1590/S0101-73302014000200005.
MORIS, Carlos Henrique Aparecido Alves et al. Distinção e classe social no acesso ao ensino superior brasileiro. Tempo Social, v. 34, n. 2, p. 69-91, 2022. DOI: http://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.189030.
NASCIMENTO, Matheus Monteiro. O acesso ao ensino superior público brasileiro: um estudo quantitativo a partir dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio. 2019. Tese (Doutorado em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
NASCIMENTO, Matheus Monteiro; CAVALCANTI, Cláudio; OSTERMANN, Fernanda. Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos, v. 101, p. 120-145, 2020a.
NASCIMENTO, Matheus Monteiro; CAVALCANTI, Cláudio; OSTERMANN, Fernanda. Sucesso escolar em contextos populares: Uma análise a partir do Enem. Estudos em Avaliação Educacional, v. 31, n. 76, p. 134-163, 2020b.
NASCIMENTO, Matheus Monteiro; MASSI, Luciana. Origem social e escolha pelo curso de graduação: inferências a partir de dados do ENADE. Revista NUPEM, v. 13, n. 28, p. 105-120, 2021. DOI: http://doi.org/10.33871/ nupem.2021.13.28.105-120.
NEVES, Clarissa Eckert Baeta; RAIZER, Leandro; FACHINETTO, Rochele Fellini. Acesso, expansão e eqüidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira. Sociologias, n. 17, p. 124-157, 2007. DOI: http://doi.org/10.1590/S1517-45222007000100006.
NOGUEIRA, Maria Alice. O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas. Cadernos de Pesquisa, v. 51, e07468, 2021. DOI: http://doi.org/10.1590/198053147468.
OSTERMANN, Fernanda et al. Área de ensino: reflexões a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu. Educação e Pesquisa, v. 48, e254584, 2022. DOI: http://doi.org/10.1590/s1678-4634202248254584eng.
PERERA, Liyanage Devangi. Parents’ attitudes towards science and their children’s science achievement. International Journal of Science Education, v. 36, n. 18, p. 3021-3041, 2014. DOI: http://doi.org/10.1080/09500693.201 4.949900.
PETERS, Gabriel. Habitus, reflexividade e neo-objetivismo na teoria da prática de Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 28, n. 83, p. 47- 71, 2013. DOI: http://doi.org/10.1590/S0102-69092013000300004.
RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação, v. 19, n. 3, 2014.
ROSENLUND, Lennart. Exploring the city with Bourdieu: applying Pierre Bourdieu’s theories and methods to study the community. Saarbrücken: VDM Publishing, 2009.
SALATA, André. Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social, v. 30, n. 2, p. 219-253, 2018. DOI: http://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.125482.
SAVAGE, Michael et al. A new model of social class? Findings from the BBC’s Great British Class Survey experiment. Sociology, v. 47, n. 2, p. 219-250, 2013. DOI: http://doi.org/10.1177/0038038513481128.
SERPA, Sandro; FERREIRA, Carlos Miguel. Micro, meso and macro levels of social analysis. International Journal of Social Science Studies, v. 7, n. 3, p. 120, 2019. DOI: http://doi.org/10.11114/ijsss.v7i3.4223.
SULLIVAN, Alice. Cultural capital and educational attainment. Sociology, v. 35, n. 4, p. 893-912, 2001. DOI: http://doi.org/10.1177/0038038501035004006.
SUN, Letao; BRADLEY, Kelly; AKERS, Kathryn. A multilevel modelling approach to investigating factors impacting science achievement for secondary school students: PISA Hong Kong sample. International Journal of Science Education, v. 34, n. 14, p. 2107-2125, 2012. DOI: http://doi.org/10.1080/09500693.2012.708063.
ZAJDA, Joseph. Globalisation and schooling: equity and access issues. Cultural Studies of Science Education, v. 6, n. 1, p. 143-152, 2011. DOI: http://doi. org/10.1007/s11422-010-9309-z.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Matheus Monteiro Nascimento, Luciana Massi, Carlos Henrique Aparecido Alves Moris, Gabriela Agostini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.