Os impactos do racismo na trajetória de estudantes do ensino médio

experiências e percepções de negros e brancos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/18070337-130382

Palavras-chave:

racismo, desigualdades raciais, antirracismo, educação antirracista

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o modo como o racismo, como fenômeno complexo multifacetado e multidimensional, impacta a trajetória de estudantes negros no que diz respeito às suas subjetividades. Simultaneamente, buscamos apresentar algumas percepções de estudantes brancos sobre o racismo, uma vez que este segmento se constitui como parte integrante e ativa da dinâmica social racializada. Para compreender essas questões, além da discussão teórica, ancorada em estudos sociológicos dedicados à análise da questão racial, tivemos como base entrevistas qualitativas, semiestruturadas, realizadas com estudantes do Ensino Médio de dez escolas públicas vinculadas ao Núcleo Regional de Educação de Londrina, Paraná. Participaram da investigação vinte estudantes com idade entre 16 e 21 anos, sendo quatorze autodeclarados negros (pretos ou pardos) e seis autodeclarados brancos. Os resultados da pesquisa mostram que o racismo, como um fenômeno intrínseco à estrutura social, perpassa a trajetória dos estudantes negros nas diversas dimensões da vida em sociedade. As práticas discriminatórias permeiam as instituições sociais e as relações interpessoais, repetindo-se em todos os espaços da vida cotidiana. No que se refere às narrativas dos estudantes brancos, constatamos que eles não apenas percebem a existência do racismo arraigado na estrutura societária brasileira, como também, explícita ou implicitamente, mostraram-se cientes do privilégio material e simbólico associado ao grupo branco.

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Biografia do Autor

Mariana Panta, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Professora de Sociologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Integrante do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Africanos (LEAFRO-UEL).

Maria Nilza da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Professora Titular de Sociologia na Universidade Estadual de Londrina, Coordenadora do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Africanos (LEAFRO-UEL) e Pesquisadora do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Publicado

2024-02-21 — Atualizado em 2024-03-06

Versões

Como Citar

PANTA, M.; DA SILVA, M. N. Os impactos do racismo na trajetória de estudantes do ensino médio: experiências e percepções de negros e brancos. Sociologias, [S. l.], v. 26, n. 63, p. e-soc130382, 2024. DOI: 10.1590/18070337-130382. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/130382. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos