Em favor das associações

uma homenagem à sociologia de Bruno Latour (1947-2022)

Autores

  • Jalcione Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ângela Camana Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lorena Cândido Fleury Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marília Luz David Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Dellagnese Prates Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriel Bandeira Coelho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/18070337-127923

Palavras-chave:

Bruno Latour, Sociologia, Homenagem

Resumo

O despertar do domingo, dia nove de outubro de 2022, foi intempestivo. Mensagens começaram a romper o silêncio da manhã, no horário oficial do Brasil. Como o impacto de toda má notícia leva um tempo a ser assimilado, com essa não foi diferente; falecia Bruno Latour, filósofo, antropólogo, sociólogo, epistemólogo, etnólogo e ecologista político, um verdadeiro “passador de fronteiras” acadêmicas e disciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jalcione Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Agronomia (UFRGS), mestre em Sociologia Rural (UFRGS) e doutor em Sociologia pela Université de Paris X. Estágio pós-doutoral na Université de Paris VII. Pesquisador 1C CNPq. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na pós-graduação na área da Sociologia, com ênfase na Sociologia da Questão Ambiental, Sociologia da Ciência e da Tecnologia, Sociologia da Conflitualidade, Desenvolvimento Rural e Interdisciplinaridade nas Ciências Sociais, desenvolvendo pesquisas e orientação prioritariamente nos temas das controvérsias em torno da tecnociência, conflitos ambientais e estratégias de atores sociais em espaços de fragilidade ambiental.

Ângela Camana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Sociais e em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra em Comunicação e Informação e doutora em Sociologia pela mesma universidade. Realizou estágio doutoral no Laboratoire d'Anthropologie Sociale (LAS)/França e foi pesquisadora visitante junto ao Observatório do Meio Rural (OMR)/Moçambique. Além do TEMAS, participa do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental, no qual atua junto ao Observatório do Jornalismo Ambiental (https://jornalismoemeioambiente.com). Atualmente é professora-substituta no Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Principais temas de interesse: questões ambientais, relações entre natureza e cultura, desenvolvimento e seus projetos, agricultura, conflitos ambientais.

Lorena Cândido Fleury, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), com mestrado em Desenvolvimento Rural (2008) e doutorado em Sociologia (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com estágio doutoral na Université Paris X (Ouest Nanterre La Défense). Desde 2014 é professora do Departamento de Sociologia da UFRGS, integrando o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, ambos desta Universidade. Sua tese "Conflito ambiental e cosmopolíticas na Amazônia brasileira: a construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte em perspectiva" recebeu o prêmio UFRGS de "Melhor Tese em Ciências Humanas" (2013) e o prêmio ANPOCS de "Melhor Tese de Doutorado em Ciências Sociais - Menção Honrosa" (2014). Além do TEMAS participa do Grupo de Pesquisa em Associativismo, Contestação e Engajamento - GPACE (http://www.ufrgs.br/gpace/pt/). Atua na área da Sociologia Ambiental com ênfase no estudo de conflitos ambientais, projetos de desenvolvimento e estudos sociais de ciência e tecnologia (ESCT).

Marília Luz David, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre e doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual integra como colaboradora o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFRGS). Tem experiência de pesquisa no campo dos Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias e da Sociologia Ambiental, sobretudo em temáticas relacionadas à produção e mercado de alimentos, controvérsias científicas e riscos alimentares. Sua tese intitulada "Certificação de alimentos e práticas científicas: o caso da Sociedade Brasileira de Cardiologia" recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese edição 2017. Além do TEMAS é integrante do Instituto de Pesquisa em Riscos e Sustentabilidade (IRIS/UFSC).

Camila Dellagnese Prates, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado em Ciências Sociais pela mesma Universidade e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),. Estágio pós-doutoral entre os anos de 2016 e 2021 no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Gabriel Bandeira Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestre em Sociologia pela mesma Universidade (2015) e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado sanduíche na Universidade Nacional de Quilmes (Argentina) em 2019. Professor Adjunto do Departamento de Sociologia (UFRGS). Dedica-se à área da Sociologia da Ciência, com ênfase no debate sobre a interdisciplinaridade nos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares e nos Programas de Pós-Graduação Multidisciplinares em Ciências Ambientais.

Referências

BLANCO, Gabriela D. Da tradução de uma controvérsia tecnocientífica a uma disputa judicial: o caso da contaminação das águas do Barreiro, Araxá (MG). In: LEMES de SOUZA, A. P. et al. (orgs.). Direito e ciência. Belo Horizonte: Editora Expert, 2022. p. 42-75.

BLOOR, David. Conhecimento e imaginário social. São Paulo: Unesp, 2009.

BOWKER, Geoffrey; STAR, Susan. Sorting things out: classification and its consequences. Cambridge: MIT Press, 2000.

BUSCH, Lawrence. Standards: recipes for reality. Cambridge: MIT Press, 2011.

CAMANA, Ângela. “Moçambique é um Mato Grosso no meio da África”: o desenvolvimento e suas fricções em torno ao acontecimento ProSavana. 2020. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

COLLINS, Harry. Cambiar el orden: replicación e inducción en la práctica científica. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2009.

COLLINS, Harry; EVANS, Robert. The third wave of science studies: studies of expertise and experience. Social Studies of Science, v. 32, n. 2, p. 235-296, 2002. https://doi.org/10.1177/0306312702032002003

COUTINHO, Elenice. A produção de desastres da mineração em Minas Gerais: a barragem de fundão e a contaminação de paisagens. 2022. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

DE LA CADENA, Marisol. Indigenous cosmopolitics in the Andes: conceptual reflections beyond “politics”. Cultural Anthropology, v. 25, n. 2, p. 334-370, 2010.

DE LA CADENA, Marisol; BLASER, Mario (orgs.). A world of many worlds. Durham: Duke University Press, 2018.

DAVID, Marília L. Certificação de alimentos e práticas científicas: o caso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia Política) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

DAVID, Marília L.; GUIVANT, Julia S. Os padrões de identidade e qualidade dos alimentos: uma análise de suas transformações no Brasil. Mediações, v. 25, n. 1, p. 247-264, 2020. https://doi.org/10.5433/2176-6665.2020v25n1p247

DAVID, Marília L.; GUIVANT, Julia S. Uma abordagem sociológica das certificações: o caso do selo de aprovação SBC. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 33, n. 98, p. 1-21, 2018. https://doi.org/10.1590/339812/2018

DESCOLA, Philippe. La composition des mondes. Entretiens avec Pierre Charbonnier. Paris: Flammarion, 2017.

DESCOLA, Philippe. Par-delà nature et culture. Paris: Gallimard, 2005.

DOS SANTOS, Antonela; TOLA, Florencia. ¿Ontologías como modelo, método o política? Debates contemporáneos en antropología. Avá. Revista de Antropología, n. 29, p.71-98, 2016.

DOSSE, François. O império do sentido: a humanização das ciências humanas. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

EPSTEIN, Steven. Impure science: Aids, activism, and the politics of knowledge. Berkeley: University of California Press, 1996.

ESCOBAR, Arturo. Territories of difference: place, movements, life, redes. Durham: Duke University Press, 2008.

FLECK, Ludwig. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FLEURY, Lorena C. Conflito ambiental e cosmopolíticas na Amazônia brasileira: a construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte em perspectiva. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

FLEURY, Lorena C.; ALMEIDA, Jalcione; PREMEBIDA, Adriano. O ambiente como questão sociológica: conflitos ambientais em perspectiva. Sociologias, v. 16, n. 35, p. 34-82, 2014. https://doi.org/10.1590/S1517-45222014000100003

FORNEY, Jérémie; ROSIN, Chris; CAMPBELL, Hugh (ed.). Agri-Environmental governance as an assemblage: multiplicity, power, and transformation. Londres: Routledge, 2018.

HOWLES, Tim. Bruno Latour (1947-2022). Blog do LABEMUS, 9 out, 2022. Disponível em: https://blogdolabemus.com/2022/10/09/bruno-latour-1947-2022-por-tim-howles/

IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Mudança no clima 2021: sumário para formuladores de políticas públicas. Brasília: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/relatorios-do-ipcc/arquivos/pdf/IPCC_mudanca2.pdf

JUNGES, José R. O novo regime climático do Antropoceno e de Gaia. Revista Bioética, v. 29, n. 4, p. 734-742, 2021.

KNORR CETINA, Karin. La fabricación del conocimiento: un ensayo sobre el carácter constructivista y contextual de la ciencia. Bernal: Ed. Universidad Nacional de Quilmes, 2005.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.

HARAWAY, Donna. Situated knowledges: the science question in feminism and the privilege of partial perspective. In: HARAWAY, Donna. Simians, cyborgs, and women: the reinvention of nature. Nova York: Routledge, 1992.

JASANOFF, Sheila. States of knowledge. The co-production of science and social order. Londres: Routledge, 2004.

JASANOFF, Sheila. The fifth branch: science advisers as policymakers. Cambridge: MIT Press, 1990.

LATOUR, Bruno. Diante de Gaia. São Paulo: Ubu Editora, 2020a.

LATOUR, Bruno. A crise sanitária incita a nos preparar para as mudanças climáticas. Revista IHU online, 27 mar. 2020b. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/597499-a-crise-sanitaria-incita-a-nos-preparar-para-as-mudancas-climaticas-artigo-de-bruno-latour

LATOUR, Bruno. Para distinguir amigos e inimigos no tempo do Antropoceno. Revista de Antropologia, v. 57, n. 1, p. 11-31, 2014. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2014.87702

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba/Edusc, 2012.

LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: Edusc, 2001.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Unesp, 2000.

LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. A Vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LEEUVEN, Leonardo Van. “Redesenhando margens para que a água limpa comece a chegar”: imaginários sociotécnicos e o processo de reparação ambiental da bacia do rio Doce. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

LYNCH, Michael. Art and artifact in laboratory science: a study of shop work and shop talk in a research laboratory. London: Routledge and Kegan Paul, 1985.

MANNHEIM, Karl. Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

MANSFIELD, Becky. Fish, factory trawlers, and imitation crab: the nature of quality in the seafood industry. Journal of Rural Studies, v. 19, n. 1, p. 9-21, 2003.

MARRAS, Stélio. O vozerio da pós-verdade e suas ameaças civilizacionais. In: OLIVEIRA, Joana C. et al. (orgs.). Vozes vegetais: diversidade, resistências e histórias da floresta. São Paulo: Ubu Editora, 2020. p. 37-56.

MEIRA, Ana Claudia H. “Ó!! você vai construir por cima de mim!!”: desenvolvimento, conflito ambiental e disputas por justiça no litoral sul do Espírito Santo, Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

MEIRA, Ana Claudia H.; ALMEIDA, Jalcione. Mar de quem? Crítica, sentimentos de (in)justiça e justificações em um conflito ambiental: empreendimentos portuários versus pesca artesanal no litoral sul do Espírito Santo, Brasil. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 39, p. 59-76, 2016. http://dx.doi.org/10.5380/dma.v39i0.46570

MERTON, Robert. Ensaios de sociologia da ciência. São Paulo: Editora 34, 2013.

PRATES, Camila. Desestabilizando caixas-pretas: o licenciamento da Usina Hidrelétrica Belo Monte em disputa. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

PRATES, Camila; ALMEIDA, Jalcione. Como Belo Monte se tornou sustentável? Ponderações baseadas no estudo da controvérsia da pesca na região de Altamira/PA. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 57, p. 383-403, 2021. http://dx.doi.org/10.5380/dma.v58i0.74746

SHAPIN, Steven; SCHAFFER, Simon. Leviathan and the air pump: Hobbes, Boyle and the experimental life. Princeton: Princeton University Press, 1985.

SISMONDO, Sergio. Editorial: Post-Truth? Social Studies of Science, v. 47, n. 1, p. 3-6, 2017.

STENGERS, Isabelle. Cosmopolitiques I. Paris: Éditions la Découverte, 2003 (1997).

STENGERS, Isabelle. The cosmopolitical proposal. In: LATOUR, Bruno; WEIBEL, Peter (eds.). Making things public: atmospheres of democracy. Cambridge: MIT Press, 2005. p. 994-1003.

STENGERS, Isabelle. The challenge of ontological politics. In: DE LA CADENA, Marisol; BLASER, Mario (eds.). A world of many worlds. Durham and London: Duke University Press, 2018. p. 83-111.

TRAWEEK, Sharon. Beamtimes and lifetimes: the world of high energy physicists. Cambridge: Harvard University Press, 1988.

VARGAS, Felipe; ALMEIDA, Jalcione. Controvérsias em biotecnologias transgênicas: o laboratório em rede. Norus - Novos Rumos Sociológicos, v. 5, n. 8, p. 1-30, 2017. https://doi.org/10.15210/norus.v5i8.12275

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Métaphysiques cannibales. Paris: PUF, 2009.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectival anthropology and the method of controlled equivocation. Tipití: Journal of the Society for the Anthropology of Lowland South America, v. 2, n. 1, p. 3-21, 2004.

WYNNE, Brian. Expert discourses of risk and ethics on GMOs: creating public alienation. Science as Culture, v. 10, p. 445-481, 2001. https://doi.org/10.1080/09505430120093586

Downloads

Publicado

2023-01-10

Como Citar

ALMEIDA, J.; CAMANA, Ângela; FLEURY, L. C.; DAVID, M. L.; PRATES, C. D.; COELHO, G. B. Em favor das associações: uma homenagem à sociologia de Bruno Latour (1947-2022). Sociologias, [S. l.], v. 24, n. 61, p. 142–168, 2023. DOI: 10.1590/18070337-127923. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/127923. Acesso em: 19 abr. 2024.