Experiências juvenis de millennials e jovens vulneráveis

o discurso do protagonismo juvenil e seus efeitos desiguais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/18070337-125847

Palavras-chave:

experiências juvenis, protagonismo juvenil, desigualdade, millennials, juventude vulnerável

Resumo

Este texto discute como referenciais de mundo hegemônicos na sociedade contemporânea – individualismo, responsabilização do sujeito, meritocracia e conduta empreendedora – atravessam os esforços de governo de jovens em situações sociais muito distintas, ao mesmo tempo que produzem efeitos muito diversos sobre eles. Nesse sentido, destacamos como a noção de protagonismo juvenil materializa e alimenta a idealização de uma representação hegemônica de juventude, entendida, simultaneamente, como problema e como solução das questões sociais e econômicas de nosso tempo. Partimos de dois contextos empíricos distintos: o ambiente de startups do setor da tecnologia e o de projetos sociais destinados a jovens de periferias. A partir destes casos, buscamos apresentar e problematizar os elementos comuns que atravessam a experiência juvenil contemporânea, forjando subjetividades e produzindo formas de governo que assumem configurações muito diversas em relação a esses dois grupos. A análise cruzada destas experiências também revela como essa lógica se materializa em categorias relativas à juventude, como millennials ou juventude vulnerável, as quais, ainda que idealizadas, produzem realidade e efeitos muito concretos nos modos de governo e nas experiências juvenis. A pesquisa sobre profissionais de tecnologia em startups foi realizada a partir de entrevistas e observação em espaços de trabalho e a pesquisa de projetos sociais foi conduzida a partir de etnografia da rotina desses espaços.

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Biografia do Autor

Luana Motta, Universidade Federal de São Carlos

Professora adjunta do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos e coordena o NaMargem – Núcleo de Pesquisas Urbanas da UFSCar.

Aline Pires, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidades (LEST-M) e líder do TRAMPO – Grupo de Pesquisa sobre Trabalho e Juventude, na UFSCar.

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

MOTTA, L.; PIRES, A. Experiências juvenis de millennials e jovens vulneráveis: o discurso do protagonismo juvenil e seus efeitos desiguais. Sociologias, [S. l.], v. 26, n. 63, p. e-soc125847, 2024. DOI: 10.1590/18070337-125847. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/125847. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

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Artigos