Derrubar para Edificar

presenças e ausências raciais e de gênero no Museu de Arte Contemporânea do Ceará

Autores

  • Guilherme Marcondes dos Santos Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE) https://orcid.org/0000-0001-6114-7944

DOI:

https://doi.org/10.1590/18070337-124311

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Gênero, Racialidade, Legitimação, Brasil

Resumo

Compreendendo os museus como espaços de preservação, divulgação e construção da memória, o acervo do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC/CE) foi tomado para análise. O objetivo da pesquisa era entender quem eram os(as/es) artistas cujas produções estéticas compunham o acervo da instituição em termos raciais e de gênero. A pesquisa entrecruzou, então, a sociologia da arte com a sociologia das relações étnico-raciais e a sociologia do gênero, com especial enfoque nas teorias feministas negras, tendo como questão de trabalho, portanto, a pergunta: qual o papel da racialidade e do gênero no processo de legitimação de artistas no campo da arte contemporânea brasileira? Este artigo descreve o processo de pesquisa e seus resultados (que incluem uma exposição realizada no MAC/CE), apresentando as ausências e presenças no acervo em questão. Apesar do senso comum tomar o universo das artes visuais como um espaço de liberdade, cujas regras seriam menos rígidas e discriminatórias, a pesquisa, que contou também com a aplicação de questionário com artistas do acervo, indica que os padrões estabelecidos na sociedade envolvente também se fazem presentes no mundo da arte.

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Biografia do Autor

Guilherme Marcondes dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE)

Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É também Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ com pós-doutorado em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará. Suas pesquisas entrecruzam a sociologia da arte e da sociologia das relações étnico-raciais.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

MARCONDES DOS SANTOS, G. Derrubar para Edificar : presenças e ausências raciais e de gênero no Museu de Arte Contemporânea do Ceará. Sociologias, [S. l.], v. 25, n. 62, 2023. DOI: 10.1590/18070337-124311. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/124311. Acesso em: 7 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos