Desigualdade racial na transmissão intergeracional da herança de classe social
DOI:
https://doi.org/10.1590/15174522-112756Palavras-chave:
Mobilidade social, origem e destino, classe e raça, desigualdade racial.Resumo
O estudo aborda as discrepâncias raciais que se manifestam na transmissão intergeracional de vantagens e desvantagem de origem de classe social. O foco é a desigualdade racial condicional à origem de classe. A origem de classe foi mensurada por uma tipologia de classes neomarxista. O destino social foi concebido como chances de vida e mensurado pela renda dos filhos. Foram estimadas médias preditas e diferenças proporcionais na renda com base em um Modelo Linear Generalizado e nos dados de mobilidade social da PNAD de 2014. A desigualdade racial na transmissão da herança de classe é marcante no Brasil ao nível agregado das coortes. Regra geral, as discrepâncias raciais no efeito total e no efeito direto da origem de classe se mantiveram na maioria das circunstâncias. Nas origens de classe de maior peso demográfico, no agregado das coortes, não é certo que exista uma associação empírica entre educação superior e menor discrepância racial na transmissão da herança de classe. Entretanto, na coorte mais recente, particularmente nas origens privilegiada e destituída, a distância racial fica incerta, o que pode refletir processos de seletividade e não de equalização.
Downloads
Referências
BERNARDI, Fabrizio; BALLARINO, Gabriele. Education, occupation and social origin: a comparative analysis of the transmission of socio-economic inequalities. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2016a.
BERNARDI, Fabrizio; BALLARINO, Gabriele. Introduction: education as the great equalizer: a theoretical framework. In: BERNARDI, F.; BALLARINO, G. (ed.). Education, occupation and social origin: a comparative analysis of the transmission of socio-economic inequalities. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2016b. p. 1-19.
BERRY, William D.; GOLDER, Matt; MILTON, Daniel. Improving tests of theories positing interaction. The Journal of Politics, v. 74, n. 3, p. 653-671, 2012. https://doi.org/10.1017/S0022381612000199
BREEN, Richard; MÜLLER, Walter. Education and intergenerational social mobility in Europe and the United States. Stanford: Stanford University Press, 2020.
CAMERON, A. Colin; TRIVEDI, Pravin K. Microeconometrics using Stata. College Station: Stata Press, 2009.
CORNELL, Stephen; HARTMANN, Douglas. Ethnicity and race: making identities in a changing world. Thousand Oaks: Pine Forge Press, 1998.
DEB, Partha; NORTON, Edward C.; MANNING, Willard G. Health econometrics using Stata. College Station: Stata Press, 2017.
FIEL, Jeremy E. Great equalizer or great selector? Reconsidering education as a moderator of intergenerational transmissions. Sociology of Education, v. 93, n. 4, p. 353-371, 2020. https://doi.org/10.1177/0038040720927886
FIGUEIREDO SANTOS, José A. Origem de classe, gênero e transmissão das desigualdades no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 31, n.107, p. 1-28, 2021. http://dx.doi.org/10.1590/3610711/2021
FIGUEIREDO SANTOS, José A. Origem de classe e chances de vida no Brasil. Revista de Ciências Sociais, v. 51, n.1, p. 249-90, 2020. http://dx.doi.org/10.36517/rcs.51.1.a02
FIGUEIREDO SANTOS, José A. Origem de classe e destino ao topo social no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 7, n. 16, p. 82-104, 2019. https://doi.org/10.20336/rbs.492
FIGUEIREDO SANTOS, José A. Comprehending the class structure specificity in Brazil. South African Review of Sociology, v. 41, n. 3, p. 24-44, 2010. http://dx.doi.org/10.1080/21528586.2010.516119
FIGUEIREDO SANTOS, José A. Uma classificação socioeconômica para o Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 20, n. 58, p. 27-45, 2005a. https://doi.org/10.1590/S0102-69092005000200002
FIGUEIREDO SANTOS, José A. Efeitos de classe na desigualdade racial no Brasil. Dados: Revista de Ciências Sociais, v. 48, n. 1, p. 21-65, 2005b. https://doi.org/10.1590/S0011-52582005000100003
FOX, John. Applied regression analysis and generalized linear models. 3. ed. Thousand Oaks: Sage, 2016.
GREENLAND, Sander et al. Statistical tests, p values, confidence intervals, and power: a guide to misinterpretations. European Journal of Epidemiology, v. 31, n. 4, p. 337-350, 2016. https://doi.org/10.1007/s10654-016-0149-3
HÄLLSTEN, Martin. The class-origin wage gap: heterogeneity in education and variations across market segments. The British Journal of Sociology, v. 64, n.4, p. 662-690, 2013. https://doi.org/10.1111/1468-4446.12040
HANSEN, Marianne. Education and economic rewards: variations by social class origin and income measures. European Sociological Review, v. 17, n. 3, p. 209-231, 2001. https://doi.org/10.1111/1468-4446.12040
HARDIN, James; HILBE, Joseph. Generalized linear models and extensions. 4. ed. College Station: Stata Press, 2018.
HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson do V.; LIMA, Marcia. Cor e estratificação social. Rio de Janeiro: Contra Capa, 1999.
KAM, Cindy; FRANZESE JR., Robert J. Modeling and interpreting interactive hypotheses in regression analysis: a refresher and some practical advice. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2007.
MIZE, Trenton D. Best practices for estimating, interpreting, and presenting nonlinear interaction effects. Sociological Science, v. 6, p. 81-117, 2019. https://doi.org/10.15195/v6.a4
RIBEIRO, Carlos Antônio. Mudanças nas famílias dos jovens e tendências da mobilidade social de brancos e negros no Brasil. Novos Estudos CEBRAP, v. 39, v. 2, p. 257-279, 2020. https://doi.org/10.25091/s01013300202000020002
RIBEIRO, Carlos Antônio. Contínuo racial, mobilidade social e “embranquecimento”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 95, p. 1-24, 2017. https://doi.org/10.17666/329503/2017
RIBEIRO, Carlos Antônio. Classe, raça e mobilidade social no Brasil. Dados – Revista de Ciências Sociais, v. 49, n. 4, p. 833-870, 2006. https://doi.org/10.1590/S0011-52582006000400006
RIBEIRO, Carlos Antônio; CARVALHAES, Flávio. Estratificação e mobilidade social no Brasil: uma revisão da literatura na sociologia de 2000 a 2018. BIB, v. 92, p. 1-46, 2020. http://dx.doi.org/10.17666/bib9207/2020
RIDGEWAY, Cecilia L. Why status matters for inequality. American Sociological Review, v. 79, n. 1, p. 1-16, 2014. https://doi.org/10.1177/0003122413515997
SALATA, André. Race, class and income inequality in Brazil: a social trajectory analysis. Dados: Revista de Ciências Sociais, v. 63, n. 3, p. 1-40, 2020. https://doi.org/10.1590/dados.2020.63.3.213
SENN, Stephen. P-values. In: CHOW, S.-C. (ed.). Encyclopedia of biopharmaceutical statistics. 4. ed. Boca Raton: CRC Press, 2018. p. 1845-1854. Vol. 4.
SOUZA, Pedro H. G. F. de; RIBEIRO, Carlos Antônio; CARVALHAES, Flávio. Desigualdade de oportunidades no Brasil: considerações sobre classe, educação e raça. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 25, n. 73, p. 77-100, 2010. https://doi.org/10.1590/S0102-69092010000200005
TILLY, Charles. Durable inequality. Berkeley: University of California Press, 1999.
TORCHE, Florencia. Analyses of intergenerational mobility: an interdisciplinary review. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, v. 657, n. 1, p. 37-62, 2015. https://doi.org/10.1177/0002716214547476
WILLIAMS, Richard. Using the margins command to estimate and interpret adjusted predictions and marginal effects. The Stata Journal, v. 12, n. 2, p. 308-331, 2012. https://doi.org/10.1177/1536867X1201200209
WRIGHT, Erik O. Class counts: comparative studies in class analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
ZHOU, Xiang. Equalization or selection: reassessing the “meritocratic power” of a college degree in intergenerational income mobility. American Sociological Review, v. 84, n. 3, p. 459-485, 2019. https://doi.org/10.1177/0003122419844992
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Alcides Figueiredo Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.