TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A CONSULTA DO ENFERMEIRO
REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.125286Palavras-chave:
Enfermagem, Consulta do Enfermeiro, Tecnologia Educacional, Atenção Primária à SaúdeResumo
Este estudo teve por objetivo conhecer a produção científica nacional e internacional sobre as tecnologias educacionais utilizadas para a Consulta do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde (APS). Como metodologia, utilizou a revisão integrativa nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Catálogo de Teses e Dissertações do Portal de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, PubMed e SciELO. Incluiu estudos publicados entre 2002 e 2019, em inglês, espanhol e português. Da busca emergiram sete artigos e 19 dissertações que apresentam tecnologias educacionais do tipo: materiais educativos, protocolos, cursos, aplicativos, cartilhas, vídeos e roteiro de consulta de enfermagem. A aplicação das tecnologias, em todos os estudos, se desenvolveu na Estratégia Saúde da Família. Quanto ao público para o qual as tecnologias destinaram-se, foram pacientes com doenças crônicas, recém-nascidos, crianças, jovens, gestantes e puérperas, e um estudo com desenvolvimento de tecnologia destinada aos profissionais da saúde. Os estudos demonstram desafios relacionados ao desenvolvimento de tecnologias educacionais, sobretudo, quanto ao público a que se destinam. As tecnologias se mostraram práticas, eficientes e adaptáveis à Consulta do Enfermeiro. Residem no cotidiano da assistência, auxiliando em todos os momentos do cuidado clínico da enfermagem na APS e apontam para a preocupação dos pesquisadores na adoção de modelos teóricos e conceituais que sustentem a Consulta do Enfermeiro.
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