TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A CONSULTA DO ENFERMEIRO

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.125286

Palabras clave:

Enfermagem, Consulta do Enfermeiro, Tecnologia Educacional, Atenção Primária à Saúde

Resumen

 Este estudo teve por objetivo conhecer a produção científica nacional e internacional sobre as tecnologias educacionais utilizadas para a Consulta do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde (APS).  Como metodologia, utilizou a revisão integrativa  nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Catálogo de Teses e Dissertações do Portal de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, PubMed e SciELO. Incluiu estudos publicados entre 2002 e 2019, em inglês, espanhol e português. Da busca emergiram sete artigos e 19 dissertações que apresentam tecnologias educacionais do tipo: materiais educativos, protocolos, cursos, aplicativos, cartilhas, vídeos e roteiro de consulta de enfermagem. A aplicação das tecnologias, em todos os estudos, se desenvolveu na Estratégia Saúde da Família. Quanto ao público para o qual as tecnologias destinaram-se, foram pacientes com doenças crônicas, recém-nascidos, crianças, jovens, gestantes e puérperas, e um estudo com desenvolvimento de tecnologia destinada aos profissionais da saúde. Os estudos demonstram desafios relacionados ao desenvolvimento de tecnologias educacionais, sobretudo, quanto ao público a que se destinam. As tecnologias se mostraram práticas, eficientes e adaptáveis à Consulta do Enfermeiro. Residem no cotidiano da assistência, auxiliando em todos os momentos do cuidado clínico da enfermagem na APS e apontam para a preocupação dos pesquisadores na adoção de modelos teóricos e conceituais que sustentem a Consulta do Enfermeiro.

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Biografía del autor/a

Letícia Maria Rostirolla, Unidade Central de Educação Faem Faculdades Ltda (UCEFF)

Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Departamento de Enfermagem, Unidade Central de Educação Faem Faculdades Ltda (UCEFF), Chapecó, Santa Catarina, Brasil

 

Edlamar Katia Adamy, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Enfermagem. Professora da Graduação e do Mestrado Profissional em Enfermagem na APS, Departamento de Enfermagem, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Chapecó, Santa Catarina, Brasil

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Enfermagem. Professora Graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem na APS – Departamento de Enfermagem, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Chapecó, Santa Catarina, Brasil

Publicado

2022-10-10

Cómo citar

ROSTIROLLA, L. M.; ADAMY, E. K. .; VENDRUSCOLO, C. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A CONSULTA DO ENFERMEIRO: REVISÃO INTEGRATIVA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 81–98, 2022. DOI: 10.54909/sp.v6i1.125286. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/125286. Acesso em: 23 abr. 2025.

Número

Sección

Artículos originales