ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIABILIZADORAS (EPAS): REFORÇANDO UM PARADIGMA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v3i2.99200Resumo
O livro “Avaliação de competências no internato: atividades profissionais confiabilizadoras essenciais para a prática médica” nasceu de um projeto colaborativo interinstitucional, que articulou dezenas de professores de duas escolas médicas – da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) –, motivados a aprimorar os processos de avaliação do internato médico, em sintonia com teorias e práticas da educação baseada em competências. Disponível para acesso livre no Lume – Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trata-se de uma obra oportuna e relevante, primeiramente pelo pioneirismo em oferecer aos preceptores e alunos do internato médico, assim como todo interessado em educação de profissionais de saúde, no contexto brasileiro, um apanhado consistente do que são as EPAs aplicáveis à transição da graduação para a prática médica. Mas, sobretudo, por apresentar uma adaptação à realidade brasileira, cuidadosa e detalhada, das diretrizes da iniciativa “The Core Entrustable Professional Activities (EPAs) for Entering Residency”, publicada pela Association of American Medical Colleges, em 2014, que se refere a treze EPAs consideradas essenciais, com acréscimo de mais duas, adaptadas de “Entrustable Professional Activities for the Transition from Medical School to Residency”, proposta pela Association of Faculties of Medicine of Canada, em 2016.
Downloads
Referências
ABRUZZO, D.; SKLAR, D. P.; MCMAHON, G. T. Improving trust between learners and teachers in medicine. Academic Medicine, Philadelphia, v. 94, n. 2, p. 147-150, 2019. DOI: 10.1097/ACM.0000000000002514.
ASSOCIATION OF AMERICAN MEDICAL COLLEGES. The Core Entrustable Professional Activities (EPAs) for Entering Residency. Washington, DC, 2014. Disponível em: https://www.aamc.org/initiatives/coreepas/. Acesso em: 20 dez. 2019.
CAPPELLETTI, P. Medicina di precisione e medicina di laboratorio. La Rivista Italiana della Medicina di Laboratorio - Italian Journal of Laboratory Medicine, Milano, v. 12, n. 3, p. 129-133, 2016. DOI: 10.1007/s13631-016-0131-9.
CZESKLEBA, A.; HOLZHAUSEN, Y.; PETERS, H. Patientensicherheit im Praktischen Jahr: Eine qualitative Untersuchung zu möglichen Fehlerquellen und zum Potential von Entrustable Professional Activities. GMS Journal for Medical Education, Erlangen, v. 36, n. 2, 2019. DOI: 10.3205/zma001226.
DOLAN, B. M.; ARNOLD, J.; GREEN, M. M. Establishing trust when assessing learners: barriers and opportunities. Academic Medicine, Philadelphia, v. 94, n. 12, p. 1851-1853, 2019. DOI: 10.1097/acm.0000000000002982.
ENGLANDER, R. et al. Toward a common taxonomy of competency domains for the health professions and competencies for physicians. Academic Medicine, Philadelphia, v. 88, n. 8, p. 1088-1094, 2013. DOI: 10.1097/ACM.0b013e31829a3b2b.
ENGLANDER, R. et al. Toward a shared language for competency-based medical education. Medical Teacher, London, v. 39, n. 6, p. 582-587, 2017. DOI: 10.1080/0142159X.2017.1315066.
HENDREN, E. M.; KUMAGAI, A. K. A Matter of Trust. Academic Medicine, Philadelphia, v. 94, n. 9, p. 1270-1272, Sept. 2019. DOI: 10.1097/ACM.0000000000002846.
KRUPAT, E. Critical Thoughts about the core entrustable professional activities in undergraduate medical education. Academic Medicine, Philadelphia, v. 93, n. 3, p. 371-376, 2018. DOI: 10.1097/acm.0000000000001865.
MIRANDA, F. B. G.; MAZZO, A.; ALVES PEREIRA-JUNIOR, G. Construção e validação dos marcos de competências para formação do enfermeiro em urgências. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 26, 2018. DOI: 10.1590/1518-8345.2631-3061.
NEUMANN, C. R. et al. (org.). Avaliação de competências no internato: atividades profissionais confiabilizadoras essenciais para a prática médica. Porto Alegre: UFRGS, 2019. 156 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/198092. Acesso em: 23 dez. 2019.
POWELL, D. E.; CARRACCIO, C. Toward competency-based medical education. New England Journal of Medicine, Boston, v. 378, n. 1, p. 3-5, 2018. DOI: 10.1056/NEJMp1712900.
ROSENGREN, B. et al. EPA – en modell för att träna och bedöma dagligt läkarjobb. Läkartidningen, Stockholm, v. 116, n. FMST, 2019. Disponível: http://bit.ly/Lakartidningen_EPA.
SHOREY, S. et al. Entrustable professional activities in health care education: a scoping review. Medical Education, Oxford, 2019. DOI: 10.1111/medu.13879.
SKLAR, D. P. A new conversation on trust in health care and health professions education. AM Rounds [internet blog]. SKLAR, D. P. Washington, DC: Association of American Medical Colleges, 2019. Disponível em: http://academicmedicineblog.org/a-new-conversation-on-trust-in-health-care-and-health-professions-education/. Acesso em: 20 dez. 2019.
SPENKELINK-SCHUT, G.; TEN CATE, T. J.; KORT, H. S. M. Toepassing van het concept EPA als verbinding tussen professionele activiteiten en CanMEDS competentie-gebieden: pilotstudie Physician Assistant Urologie. Tijdschrift voor Medisch Onderwijs, Houten, v. 27, n. 5, p. 230-238, 2008. DOI: 10.1007/bf03078279.
TEN CATE, O. Entrustability of professional activities and competency-based training. Medical Education, Oxford, v. 39, n. 12, p. 1176-1177, 2005. DOI: 10.1111/j.1365-2929.2005.02341.x.
TEN CATE, O.; CARRACCIO, C. Envisioning a true continuum of competency-based medical education, training, and practice. Academic Medicine, Philadelphia, v. 94, n. 9, p. 1283-1288, 2019. DOI: 10.1097/acm.0000000000002687.
TORRES, C. et al. Entrustable professional activities: una propuesta innovadora para la evaluación de competencias médicas. Revista Médica de Chile, Santiago, v. 146, p. 1064-1069, 2018. DOI: 10.4067/s0034-98872018000901064.
TOUCHIE, C. et al. Entrustable Professional Activitiesfor the Transition from Medical School to Residency. Ottawa, ON: The Association of Faculties of Medicine of Canada, 2016. Disponível em: https://afmc.ca/sites/default/files/pdf/AFMC_Entrustable_Professional_Activities_EN.pdf. Acesso em: 23 dez. 2019.
YOUNG, E.; ELNICKI, D. M. Trust as a scaffold for competency-based medical education. Journal of General Internal Medicine, Philadelphia, Apr. 2019. DOI: 10.1007/s11606-019-04927-6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).