SUPERANDO BARREIRAS HISTÓRICAS
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DE COTAS E A BUSCA PELA JUSTIÇA SOCIAL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v8i2.141494Palavras-chave:
Universidades, Política Pública, Estudantes, População NegraResumo
Introdução: A Lei de Cotas é uma política pública educacional instituída no Brasil há mais de 10 anos, que visa democratizar o acesso de estudantes egressos de escolas públicas às instituições federais de educação superior e de ensino técnico por um recorte étnico-racial e de renda familiar per capita. Objetivo: Analisar progressos e desafios encontrados por universidades federais na aplicação do sistema de reserva de vagas, para avaliar se o grau de engajamento dessas com tal política promove a justiça social para os estudantes negros. Metodologia: Análise qualitativa de documentos oficiais relativos às cotas nas seis universidades federais com sede no Rio Grande do Sul. A coleta de informações foi realizada nas respectivas páginas institucionais, focando em resoluções dos conselhos universitários e normativas sobre ações afirmativas. A técnica de análise documental permitiu reconstruir contextos históricos e adicionar uma perspectiva temporal à compreensão social. Resultados: A aplicação da Lei de Cotas variou significativamente entre as universidades federais estudadas. Quatro já adotavam políticas de ação afirmativa antes de 2012, enquanto outras duas implementaram tais medidas pela obrigação legal. Duas universidades mostraram avanços não apenas no acesso, mas também na permanência dos estudantes cotistas, aproximando-se das medidas transformativas de Fraser, que visam mudanças estruturais. Em contrapartida, duas ainda precisam avançar para além das medidas afirmativas de acesso, adotando políticas que assegurem a permanência e a diplomação dos estudantes. Conclusão: A implementação de ações afirmativas é crucial para a promoção da justiça social na Educação Superior. As universidades federais sediadas no Rio Grande do Sul apresentam diferentes níveis de engajamento com essas políticas, refletindo suas histórias e contextos institucionais. É essencial continuar avançando nas políticas de inclusão, garantindo não apenas o acesso, mas também a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes cotistas para construir um sistema educacional mais inclusivo e equitativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).