IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Abstract

Com o fechamento das escolas, durante a pandemia da Covid-19, o setor de educação foi afetado drasticamente. Tal medida, para contenção da pandemia, fez com que crianças e adolescentes fossem privados de um dos principais ambientes de desenvolvimento, interação e socialização. As desigualdades são ainda mais prejudiciais em relação a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, que vivenciam desfechos desfavoráveis desde o início da pandemia, tais como a exclusão digital, fome, prejuízo no desenvolvimento físico e cognitivo, dentre outros. O objetivo do estudo foi analisar o estresse e a insegurança que os gestores escolares e professores têm vivenciado em relação à pandemia. A metodologia incluiu a aplicação de questionário online, na plataforma google forms, composto por questões de múltipla escolha e inquéritos por escala, sobre: o tipo de escola em que trabalham; a função exercida; a carga horária e comparação antes e pós pandemia; equipamentos disponíveis e infraestrutura; avaliação referente à situação de trabalho atual e da forma como lidam com as exigências relacionadas com o trabalho; informações relacionadas à pandemia e à vacina; enfrentamento dos problemas de saúde dentro do núcleo escolar e como lidam com seus sentimentos referentes ao momento atual. 83% dos participantes são do gênero feminino com idades entre 30 e 65 anos, a maior parte trabalha em escola pública, no ensino fundamental e com carga horária maior que 40h semanais, sendo que 62,8% trabalham horas adicionais fora do seu horário de trabalho. 71% das participantes relata que após a pandemia houve um acréscimo nas horas de trabalho e que as condições estruturais das escolas não estão adaptadas para o retorno das atividades presenciais. Quando questionadas sobre a aplicação das vacinas, 97% afirma que tomaram as doses disponíveis. Mais da metade relatou insatisfação com as condições de trabalho atuais. As participantes indicam também que estão cada vez mais estressadas, sobrecarregadas e adoecidas: 40% afirma conviver com algum tipo de doença crônica e 31% se apresenta moderadamente debilitada com esta condição. Em relação à saúde mental, relatam que o cenário da pandemia contribuiu para aumentar o nível de estresse e cansaço. A associação dos fatores analisados certamente contribui para o agravamento das condições de saúde das participantes e, indiretamente, para a qualidade do ensino e/ou gestão escolar.

Palavras-chave: COVID-19. Pandemia. Gestão Escolar. Saúde. Docência. Educação Básica.

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Author Biographies

José Gabriel Ferroni Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Acadêmico do Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica BIC-UFRGS

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora e Mestre em Educação (UFRGS). Professora Associada da Escola de Enfermagem (UFRGS)

Liliane Spencer Bittencourt Brochier, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Acadêmica do Bacharelado em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC CNPq-UFRGS

Camilo Darsie, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Coordenador do Internato de Saúde Coletiva e Professor no curso de Medicina. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Minnesota (EUA). Concluiu Pós-doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo desempenhado atividades de campo na Costa Rica, por meio da Universidad de Costa Rica (UCR)

Bruna dos Passos Gimenes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Graduada em enfermagem no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre. Residente em Saúde mental na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Lázaro de Oliveira Evangelista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculado ao Departamento de Humanidades, CAp-UFRGS e Professor de Língua Inglesa na Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade de Tecnologia e Ciência da Bahia (FTC Salvador). Possui graduação em Pedagogia (UNINTER), Letras/Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (PUCRS) e Turismo (FACTUR/FAMETTIG). É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e integrante do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO-UFRGS)

Carolina de Freitas Corrêa Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Graduada em Licenciatura História pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Délisson Pereira da Luz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021), tendo realizado mobilidade internacional na Universidad Nacional del Litoral - UNL, Argentina, com bolsa de estudos pelo Programa Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Atualmente residente em Saúde da Família na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

Caroline Brandelli Garziera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Coordenadora Pedagógica de Educação Básica. Pedagoga especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Mestranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 

Published

2022-11-14

How to Cite

LEÃO, José Gabriel Ferroni; ROCHA, Cristianne Maria Famer; BROCHIER, Liliane Spencer Bittencourt; DARSIE, Camilo; GIMENES, Bruna dos Passos; EVANGELISTA, Lázaro de Oliveira; SIQUEIRA, Carolina de Freitas Corrêa; LUZ, Délisson Pereira da; GARZIERA, Caroline Brandelli. IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Saberes Plurais, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 37, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122695. Acesso em: 11 aug. 2025.

Issue

Section

Annals - II Exhibition of Technical Education Projects and Products in the SUS

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