EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GESTÃO EM SAÚDE COLETIVA INDÍGENA REALIZADO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DO IMIGRANTE – BOA VISTA – RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128084Palavras-chave:
Acesso aos Serviços de Saúde, Saúde Coletiva, Migrantes, Direitos dos Povos IndígenasResumo
Este relato tem por objetivo descrever a experiência da estudante do curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena – Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima – durante o período de estágio, identificando a dinâmica de funcionamento do Centro de Referência do Imigrante (CRI) e as condições de acesso aos serviços de saúde do povo Warao. O Estágio Supervisionado I foi realizado no Centro de Referência do Imigrante, localizado em Boa Vista, Roraima, entre novembro e dezembro de 2017. Foi possível observar o cotidiano dos indígenas da etnia Warao no abrigo que estavam alojados no centro e participar das atividades de educação em saúde. As dificuldades observadas foram as relacionadas ao acesso e encaminhamento às Unidades Básicas de Saúde do município e problemas no atendimento, sobretudo referentes à comunicação com os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda foram identificados desafios relativos ao contexto urbano, como expressão da cultura e modos de vida dos indígenas, assim como acesso à renda e emprego, escola, habitação. A atenção à saúde resolutiva de imigrantes indígenas deve considerar que as concepções sobre saúde-doença-cuidado para os povos indígenas envolvem complexas relações entre o indivíduo, e a comunidade, sendo diferentes das concepções da sociedade ocidental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).