MANUAL DE CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
UMA TECNOLOGIA DO CUIDADO NA PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE
Resumen
O manual de cuidados paliativos na atenção primaria a saúde (APS) é fruto de um projeto que tinha o objetivo de favorecer a assistência precoce em cuidados paliativos na APS por meio da Planificação da Atenção à Saúde (PAS). O objetivo principal do manual é instrumentalizar os profissionais de saúde para a assistência em cuidados paliativos na APS. O desenvolvimento do manual aconteceu entre 2020 e 2021 em cinco fases: 1) Definição de conteúdo: definição dos objetivos de aprendizagem; 2) Reunião com conteudistas: alinhamento e aproximação dos conteudistas e equipe técnica com os referenciais teóricos adotados; 3) Revisão de literatura: essa fase ocorreu em consonância com a fase dois, envolvendo discussões em grupo e estudo do referencial teórico; 4) Sistematização e desenvolvimento dos conteúdos escritos: fase de convergência entre os conhecimentos já publicados sobre cuidados paliativos e a construção social da APS; 5) Validação externa de conteúdo técnico: devido a inovação do tema, alguns capítulos foram validados por profissionais externos a construção do manual. Assim, a versão final do manual contou com 31 capítulos, divididos em seis eixos temáticos, totalizando 151 páginas. Incluindo a recomendação de duas tecnologias em cuidados sistematizadas a partir das características e demandas da APS brasileira: a “abordagem paliativa completa” - um conjunto de recomendações para a assistência em cuidados paliativo; e a “ferramenta de elegibilidade simplificada” - objetiva a identificação, no contexto comunitário, de usuários potencialmente elegíveis para uma abordagem em cuidados paliativos.
Palavras-chave: Cuidados Paliativos. Atenção Primária à Saúde. Tecnologia em Saúde.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).