PLATAFORMA DE DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS TÉCNICO-OPERACIONAIS E MONITORAMENTO DA PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE
A EXPERIÊNCIA DO E-PLANIFICA
Resumo
A Planificação da Atenção à Saúde é uma metodologia que propõe a organização e integração de serviços de saúde em redes de atenção por meio do “fazer junto” de profissionais e gestores. Para sua implantação em larga escala, desenvolveu-se o projeto PlanificaSUS, sendo participantes 270 municípios em 18 unidades federativas. Desenvolveu-se a plataforma e-Planifica para a disponibilização dos materiais técnico-operacionais e o monitoramento da implantação da Planificação. Neste sentido, relata-se a experiência do desenvolvimento e adesão do e-Planifica. Em 2018 a equipe do PlanificaSUS desenvolveu a primeira versão do e-Planifica (planificasus.com.br), voltada aos gestores e profissionais da atenção primária (APS) e ambulatorial especializada (AAE) do SUS que atuam na Planificação (público-alvo). A plataforma vem sendo aprimorada desde 2021 por validações da equipe PlanificaSUS incluindo o público-alvo para melhor experiência na plataforma, deixando-a mais dialógica. O acesso livre apresenta elementos sobre o projeto, abrangência e Biblioteca Virtual. No acesso restrito disponibiliza-se plano de ação (planejamento para organização dos processos) e monitoramento das participações nas atividades. Planeja-se o desenvolvimento de dashboards de monitoramento e comunidade de práticas para troca de experiências. De 300 serviços da APS/AAE participantes do projeto, atualmente o e-Planifica é utilizado por mais de 1.600 serviços que adotam a Planificação e mais de 2.300 gestores e profissionais. O e-Planifica é uma inovação tecnológica que tornou possível a capilarização para implantação e fortalecimento nacional da Planificação. Espera-se a ampla divulgação como uma ferramenta de apoio à implantação da Planificação a todos os interessados.
Palavras-chave: Monitoramento. Difusão de Inovações. Projetos em Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).