DIRETRIZES PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Resumen
Trata-se de um produto técnico, em formato de Guia ou Manual, desenvolvido a partir dos diálogos realizados na pesquisa da Dissertação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, com diferentes atores envolvidos na gestão, controle social, universidade e profissionais da saúde no cuidado em saúde mental na Atenção Primária em Saúde (APS). Serão apresentados um conjunto de diretrizes, abordando os temas e processos relativos à Educação Permanente em Saúde (EPS), sistematizados a partir da análise dos diálogos entre a pesquisadora e os participantes da pesquisa. O objetivo é propor diretrizes para a Educação Permanente em Saúde Mental na APS. Estudo exploratório, de abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de diálogos baseados nas categorias freireanas do diálogo e problematização. Os diálogos ocorreram em encontros virtuais individuais, por vídeo chamada, cumprindo com as recomendações para enfrentamento da pandemia por COVID-19. Foram evidenciadas cinco grandes categorias temáticas: assistência, gestão, saúde do trabalhador, trabalho em rede e pandemia COVID-19. Dentro de cada uma, surgiram subcategorias. Os participantes identificam que a EPS é uma grande chave para qualificar os atendimentos e o acompanhamento em saúde mental, bem como a importância de serem abordados, nas capacitações e seminários, temas que sejam praticados no cotidiano do trabalho. Como produto, foram elaboradas diretrizes para educação permanente em saúde mental na APS, que poderão ser usadas como guia para qualificar o cuidado em saúde mental.
Palavras-chave: Educação Continuada. Saúde Mental. Atenção Primária à Saúde.
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Derechos de autor 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

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