TELEODONTOLOGIA COMO FERRAMENTA DE QUALIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE
Resumen
Teleodontologia é um conjunto de ações na Odontologia realizadas por meios digitais que vão desde a promoção/prevenção em saúde, monitoramento de pacientes, até a educação permanente. A pandemia de COVID-19 impulsionou seu uso em todo mundo. Esta pesquisa objetiva estudar a utilização da teleodontologia na formação e no cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS), propondo um curso de formação sobre o tema para profissionais da saúde bucal. Trata-se de estudo transversal observacional, vinculado ao Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Os participantes são cirurgiões-dentistas que atuam na APS nos 26 municípios da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Rio Grande do Sul. A coleta de dados utilizou um instrumento semiestruturado, online, com 45 questões (fechadas e abertas), pré-testado. Os dados estão em processo de análise. As questões fechadas serão analisadas pela estatística descrita (software SPSS) e as abertas pela análise de conteúdo de Bardin (software Atlas.ti). Os resultados encontrados irão subsidiar a criação do curso ‘Teleodontologia na APS’, que será oferecido aos profissionais das equipes de saúde bucal da 15ª CRS, na modalidade remoto, com atividades síncronas (plataforma Mconf UFRGS) e assíncronas (Moodle Colaboração), certificado como ação de extensão da UFRGS. Seu conteúdo programático contemplará os resultados da presente pesquisa, relacionando com evidências da literatura e experiências nacionais e internacionais sobre o tema.
Palavras-chave: Teleodontologia. Atenção Primária à Saúde. Sistema Único de Saúde.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).