TELEODONTOLOGIA COMO FERRAMENTA DE QUALIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE

Autores/as

Resumen

Teleodontologia é um conjunto de ações na Odontologia realizadas por meios digitais que vão desde a promoção/prevenção em saúde, monitoramento de pacientes, até a educação permanente. A pandemia de COVID-19 impulsionou seu uso em todo mundo. Esta pesquisa objetiva estudar a utilização da teleodontologia na formação e no cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS), propondo um curso de formação sobre o tema para profissionais da saúde bucal. Trata-se de estudo transversal observacional, vinculado ao Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Os participantes são cirurgiões-dentistas que atuam na APS nos 26 municípios da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Rio Grande do Sul. A coleta de dados utilizou um instrumento semiestruturado, online, com 45 questões (fechadas e abertas), pré-testado. Os dados estão em processo de análise. As questões fechadas serão analisadas pela estatística descrita (software SPSS) e as abertas pela análise de conteúdo de Bardin (software Atlas.ti). Os resultados encontrados irão subsidiar a criação do curso ‘Teleodontologia na APS’, que será oferecido aos profissionais das equipes de saúde bucal da 15ª CRS, na modalidade remoto, com atividades síncronas (plataforma Mconf UFRGS) e assíncronas (Moodle Colaboração), certificado como ação de extensão da UFRGS. Seu conteúdo programático contemplará os resultados da presente pesquisa, relacionando com evidências da literatura e experiências nacionais e internacionais sobre o tema.

Palavras-chave: Teleodontologia. Atenção Primária à Saúde. Sistema Único de Saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Holz Fenner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui Graduação em Odontologia pela UFRGS em 2010 com Láurea Acadêmica e prêmio da Academia Gaúcha de Odontologia (AGO). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pelotas (2013) e em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares pela Universidade Cruzeiro do Sul (2015). Atua como cirurgiã-dentista concursada desde 2011 na Prefeitura Municipal de Novo Xingu e de 2013 na Prefeitura Municipal de Sagrada Família. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva e Ortodontia

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cirurgiã-dentista. Professora Associada do Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia. Professora Permamente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

2022-11-14

Cómo citar

FENNER, Paula Holz; TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti. TELEODONTOLOGIA COMO FERRAMENTA DE QUALIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 89, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122377. Acesso em: 11 ago. 2025.

Número

Sección

Anales - II Muestra de Proyectos y Productos de Educación Técnica en el SUS

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 > >>