INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v2i1.88879Abstract
O presente trabalho é um dos produtos oriundos da dissertação de mestrado intitulada Inserções da urgência e emergência no cotidiano das pessoas: uma história de vida. O vídeo compila imagens da minha trajetória profissional como socorrista do SAMU cansada de encontrar crianças engasgadas sem vida e mães desesperadas. Ou, idosos com fraturas de fêmur durante as madrugadas, porque suas casas estão cheias de tapetes e dormem sem nenhuma luz de apoio para enxergar nas caminhadas até o banheiro. Então pendurei o macacão e embarquei numa viagem sem volta para o universo da educação. Mas não num movimento tradicional, verticalizado. Mas, sim horizontal, onde os processos de ensino e aprendizagem fluem como mares que vão e vem. As imagens que compõem o vídeo são uma pequena parcela das atividades de ensino na saúde que realizei. Nessas ações descobri que não consigo separar o fazer educação do fazer enfermagem e num evento uma professora de dança me denominou Educandeira, aceitei o termo. Pois é o que sou uma educadora enfermeira. Sendo assim, espero que esse vídeo sensibilize outros enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos entre outros profissionais da saúde que dentro dos seus cotidianos extrapolam a assistência e embarque na educação. Num processo comprometido ensinar e aprender. Sempre com o cuidado de garantir a dignidade humana.Downloads
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Published
2018-12-15
How to Cite
SILVA, S. L.; MACHADO, C. L. B. INSERÇÕES DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO COTIDIANO DAS PESSOAS: UMA HISTÓRIA DE VIDA. Saberes Plurais, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 17–17, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i1.88879. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88879. Acesso em: 24 jun. 2025.
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