ANÁLISE DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM GRUPOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOB À ÓTICA DE PAULO FREIRE
Abstract
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante ferramenta para a concretização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). No desenvolvimento dessas práticas, observa-se um predomínio de enfoques educacionais prescritivos, os quais passam a ser questionados, e novas orientações pedagógicas emergem como mais favoráveis, como é o caso da pedagogia dialógica de Paulo Freire. O presente estudo tem como objetivo principal identificar como os profissionais nutricionistas, no âmbito Atenção Primária à Saúde (APS), têm realizado ações de EAN com grupos, analisando as práticas encontradas com relação aos princípios do método freireano. A coleta de dados ocorreu em três etapas: revisão de experiências na literatura, questionário on-line e entrevistas realizadas com profissionais nutricionistas atuantes no SUS em quinze municípios do Oeste de Santa Catarina. Os dados indicaram que, apesar do uso de estratégias no sentido de melhorar a comunicação entre profissional x usuário, as práticas de EAN realizadas com grupos na APS analisadas nesta pesquisa ainda seguem um modelo tradicional de educação em saúde. O modelo de educação tradicional ainda é predominante e está relacionado a lacunas na formação dos profissionais, a cenários de atuação fragilizados e questões subjetivas que permeiam o trabalho dos nutricionistas. Os produtos técnicos oriundos dessa pesquisa foram 1) Cartilha “Rodas de conversa em EAN”, enviada para os profissionais participantes da pesquisa; 2) Oficina Regional de EAN - para profissionais nutricionistas do SUS e comunidade acadêmica; 3) Publicação de artigo científico na revista Saberes Plurais.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Educação Alimentar e Nutricional. Método Freireano. Diálogo. Autonomia.
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Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

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