ENTRE LIVROS E TELAS

A BATALHA PELO FUTURO COGNITIVO DAS CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v9i1.143988

Palavras-chave:

Leitura, Tecnologia, Compreensão, Criança, Adolescente

Resumo

Objetivo: No livro Faça-os ler!: para não criar cretinos digitais, Michel Desmurget, neurocientista cognitivo, defende a leitura por prazer como essencial para evitar o surgimento do “cretino digital”. O autor analisa o declínio do hábito de leitura entre crianças e adolescentes, que muitas vezes trocam livros por conteúdos digitais superficiais. A crítica ao sistema educacional se concentra na ênfase na decodificação em detrimento da compreensão profunda, resultando em graduados mal preparados. Desmurget ressalta o papel crucial da família na formação de leitores e a importância de um ambiente rico em livros desde a infância. Argumenta que a leitura ativa áreas do cérebro e oferece benefícios cognitivos significativos, além de ser superior ao consumo de informações em telas. Conclusão: A obra é um chamado à ação para pais e educadores sobre a importância da leitura na formação de cidadãos críticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Bachiega Fernandes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mestra em Docência para Educação Básica. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, Brasil

Downloads

Publicado

2025-01-30

Como Citar

FERNANDES, A. B. ENTRE LIVROS E TELAS: A BATALHA PELO FUTURO COGNITIVO DAS CRIANÇAS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e143988, 2025. DOI: 10.54909/sp.v9i1.143988. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/143988. Acesso em: 27 abr. 2025.