AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE ADESÃO À FARMACOTERAPIA PELOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO SUS PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Marcelo Rodrigues Reser Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Clécio Homrich da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i1.88884

Resumo

Os medicamentos são insumos essenciais em saúde e determinantes para um melhor desfecho no tratamento de um grande número de doenças e agravos à saúde. Pesquisas apontam elevado consumo de medicamentos pela população, aliado à inexistência de prescrições e informações, pode causar problemas à população. Para que ocorra o uso racional de medicamentos é necessário que estes sejam prescritos adequadamente, tenham qualidade e preço acessível ou distribuição gratuita e correta dispensação. Este estudo teve como objetivo promover a adesão à farmacoterapia junto aos pacientes a partir da orientação dos profissionais de saúde. Ao qualificar o profissional de saúde para promover a adesão dos pacientes à farmacoterapia por intermédio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA); elaborar um curso em AVA; realizar auto avaliação pré-curso e pós-curso pelos participantes e aprimorar o curso a partir das sugestões recebidas. Mediante convite e assinatura do TCLE houve a participação voluntária de alunos do PPG Ensino na Saúde da UFRGS, o curso “Adesão à Farmacoterapia”, ocorreu de 25 de fevereiro a 15 de abril de 2018. Os participantes acessaram as atividades semanais de leitura, postagens em fóruns, acesso a vídeos e links diversos além de realizarem uma avaliação pré e pós curso. Nove dos vinte e quatro participantes interagiram e/ou participaram das atividades referentes ao curso. Na autoavaliação pré-curso, os participantes relataram tanto pouca quanto sólida compreensão sobre adesão à farmacoterapia e fatores que a influenciam. Já o conhecimento sobre a abordagem do tema da adesão junto ao paciente foi informado como baixo. A avaliação pós-curso resultou em sugestões (definição de prazos e maior tempo entre as atividades, melhor disposição e explicação sobre as atividades e mais conteúdo audiovisual). O estudo proporcionou espaço de debate sobre adesão à farmacoterapia de forma crítica e reflexiva, o uso de tecnologias de informação e comunicação facilitou o contato assíncrono e a distância, além de estimular os profissionais a promoverem o autocuidado com os pacientes. As atividades priorizaram a discussão das experiências profissionais, aproximando-se da proposta da educação permanente. A principal dificuldade foi a evasão e a não participação, supostamente influenciada por não motivação, integração social, interesses pessoais, uso de tecnologia e metodologia empregada. As sugestões foram essenciais para o aprimoramento do curso. Atividades de tutoria foram realizadas sem dificuldade. Envolver teoria, prática e experiências valorizou o curso e os assuntos debatidos e, assim, a sua inserção como uma prática em educação permanente de profissionais de saúde.
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues Reser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Farmacêutico, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Clécio Homrich da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Farmacêutico, professor do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dos Programas de Pós-graduação de Saúde da Criança e do Adolescente e de Ensino na Saúde - Mestrado Profissional da UFRGS. Preceptor dos Programas de Residência Médica de Pediatria e de Medicina de Família e Comunidade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-15

Como Citar

RESER, M. R.; SILVA, C. H. da. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE ADESÃO À FARMACOTERAPIA PELOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO SUS PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 23–23, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i1.88884. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88884. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos especiais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)