ADOLESCER EM PAUTA
SIGNIFICADOS DA ADOLESCÊNCIA E ESTRATÉGIAS DE ACOLHIMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DO ADOLESCENTE-FAMÍLIA NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v8i1.138734Palavras-chave:
Adolescente, Pessoal de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Estratégias de Saúde Nacionais, PercepçãoResumo
Objetivo: Compreender, na perspectiva dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), os significados atribuídos à adolescência, bem como as estratégias de acolhimento e de acompanhamento das condições de saúde do adolescente-família no cotidiano da prática profissional. Metodologia: Estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, que analisou 13 entrevistas realizadas com profissionais da ESF de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. Para o tratamento dos dados produzidos no corpus do estudo, adotou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Os resultados mostraram que, na percepção dos profissionais da ESF, a compreensão da adolescência é permeada pela definição da faixa etária, por mudanças hormonais e psicossociais. A dependência das redes sociais apresentou-se como um dos principais desafios durante este ciclo de vida. Não foram relatadas ações de planejamento e de saúde específicas voltadas ao adolescente e sua família, mas sim, iniciativas individuais de atenção à saúde para atender à demanda deste grupo. Conclusão: O estudo contribui para o aprofundamento da temática adolescência nas ações de cuidado pela equipe da ESF. A construção de estratégias coletivas para contemplar este público, buscando qualificar o cuidado pautado nos princípios do Sistema Único de Saúde, por meio de práticas de saúde interprofissionais que atendam às necessidades da população, são recomendadas. Na formação, estimula-se a reorganização dos currículos dos cursos de graduação em saúde por ciclos de vida, com foco na atenção à saúde do adolescente. Estudos complementares são esperados, buscando ampliar o número de ESF participantes e incluindo adolescentes e famílias como participantes de pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).