RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO A QUEIMADURAS E PRIMEIROS SOCORROS PARA CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v8i1.136127

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Estudantes de Medicina, Primeiros Socorros, Queimaduras, Criança

Resumo

Introdução: As crianças representam quase um terço das vítimas de queimaduras no Brasil, sendo a maioria ocorridas em ambiente doméstico. Sabe-se que muitos acidentes envolvendo queimaduras podem ser evitados e que as primeiras ações são determinantes para a evolução clínica do caso. Objetivo: Relatar a experiên­cia de educação em saúde (oficinas) realizada por estudantes de Medicina sobre medidas de prevenção a queimaduras e primeiros socorros para crianças de um grupo de inclusão em escola pública de Curitiba, Paraná, Brasil. Relato da expe­riência: A primeira etapa da atividade consistiu em quatro rodas de conversa, com duração de 10 minutos cada, com os estudantes de Medicina divididos em duplas, com a finalidade de compreender qual o nível de conhecimento das crian­ças sobre queimaduras, primeiros socorros e medidas de prevenção. Depois da elaboração do jogo da memória pelos estudantes de Medicina, a segunda etapa baseou-se na aplicação do jogo e no diálogo sobre as ações no manejo inicial das intercorrências com queimaduras e no reconhecimento de situações e comporta­mentos potencialmente perigosos. A dinâmica do jogo da memória permitiu que as vivências pessoais das crianças, relacionadas ao tema das queimaduras, enri­quecessem o processo educativo, proporcionando uma construção colaborativa do conhecimento que gera tanto a interação social quanto o desenvolvimento cognitivo. Conclusão: A ação de educação em saúde mediada pela ferramenta lúdica do jogo da memória possibilitou a interação entre os estudantes e crianças e uma compreensão mais aprofundada do tema trabalhado. Para os estudantes de Medicina, a experiência oportunizou a reflexão acerca do seu papel em ações de promoção da saúde, além do desenvolvimento de habilidades de comunicação, empatia e contato com a realidade socioeconômica de alunos de escola pública.

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Biografia do Autor

Carolina Kratsch Sgarbossa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Graduanda em Medicina. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Brasil

Nicolas Pereira Gerber, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Graduando em Medicina. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Brasil

Victoria Caroline Aparecida Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Graduanda em Medicina. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Brasil

Ana Paula Modesto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora em Ciências da Saúde e Professora da Escola de Medicina. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Brasil

 

 

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

SGARBOSSA, C. K.; GERBER, N. P.; RODRIGUES, V. C. A.; MODESTO, A. P. RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO A QUEIMADURAS E PRIMEIROS SOCORROS PARA CRIANÇAS . Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e136127, 2024. DOI: 10.54909/sp.v8i1.136127. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/136127. Acesso em: 25 jun. 2025.