SOFTWARE TASY E A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM

UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v7i2.133404

Palavras-chave:

Currículo, Enfermagem, Universidades, Saúde, Tecnologia Educacional

Resumo

O Tasy é um sistema informatizado de gestão em saúde que engloba todas as faces do cuidado desenvolvido com o usuário. O Tasy abriga em sua “árvore” a agenda do serviço de saúde, o prontuário do paciente, o controle de estoques do almoxarifado e farmácia, setor de compras e orçamentos, além de abas específicas de relatórios e indicadores sobre o cuidado. No contexto estudado, o Tasy está disponível em um serviço escola, sendo utilizado como prontuário pelos estudantes de Enfermagem. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições do software Tasy na formação do profissional de Enfermagem. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória, de cunho qualitativo. Participaram da pesquisa 28 indivíduos, dos quais 17 eram estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e 11 egressos do mesmo curso e Instituição de Ensino Superior. A coleta de dados foi realizada por meio aplicação online de questionário com questões abertas. A análise dos resultados seguiu aproximações com a análise de conteúdo proposta por Bardin. Na percepção dos participantes, ficou expressa a importância do Tasy para a integração das disciplinas teóricas e práticas durante o curso da graduação em Enfermagem. Ao se referirem aos benefícios do sistema, os participantes relataram a qualidade do ensino pela integração entre os conteúdos teóricos trabalhados pelos professores e os práticos do estágio, possibilitando a condução de boas práticas durante a formação em Enfermagem. A partir desta análise qualitativa, foi possível identificar contribuições do software Tasy, como ferramenta tecnológica de apoio à formação em Enfermagem e ao cuidado em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Felipe Pissaia, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutor em Ensino. Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, Brasil

Arlete Eli Kunz Costa, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento. Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, Brasil

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutora em Química e Pós-Doutorado em Educação e Psicologia. Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, Brasil

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

PISSAIA, L. F.; COSTA, A. E. K.; OLIVEIRA, E. C. SOFTWARE TASY E A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e133404, 2023. DOI: 10.54909/sp.v7i2.133404. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/133404. Acesso em: 25 abr. 2025.