SOFTWARE TASY E A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v7i2.133404Palavras-chave:
Currículo, Enfermagem, Universidades, Saúde, Tecnologia EducacionalResumo
O Tasy é um sistema informatizado de gestão em saúde que engloba todas as faces do cuidado desenvolvido com o usuário. O Tasy abriga em sua “árvore” a agenda do serviço de saúde, o prontuário do paciente, o controle de estoques do almoxarifado e farmácia, setor de compras e orçamentos, além de abas específicas de relatórios e indicadores sobre o cuidado. No contexto estudado, o Tasy está disponível em um serviço escola, sendo utilizado como prontuário pelos estudantes de Enfermagem. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições do software Tasy na formação do profissional de Enfermagem. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória, de cunho qualitativo. Participaram da pesquisa 28 indivíduos, dos quais 17 eram estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e 11 egressos do mesmo curso e Instituição de Ensino Superior. A coleta de dados foi realizada por meio aplicação online de questionário com questões abertas. A análise dos resultados seguiu aproximações com a análise de conteúdo proposta por Bardin. Na percepção dos participantes, ficou expressa a importância do Tasy para a integração das disciplinas teóricas e práticas durante o curso da graduação em Enfermagem. Ao se referirem aos benefícios do sistema, os participantes relataram a qualidade do ensino pela integração entre os conteúdos teóricos trabalhados pelos professores e os práticos do estágio, possibilitando a condução de boas práticas durante a formação em Enfermagem. A partir desta análise qualitativa, foi possível identificar contribuições do software Tasy, como ferramenta tecnológica de apoio à formação em Enfermagem e ao cuidado em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).