USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS E A CONTINUIDADE DOS PROCESSOS EDUCATIVOS EM SAÚDE

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.124075

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Estágios, Odontologia, Saúde Digital, Teleodontologia

Resumo

As ferramentas digitais permitiram, no contexto da pandemia de COVID-19, uma nova forma de ensinar, aprender e informar. O objetivo desse relato é abordar a experiência de educação em saúde digital, vivenciada por professores e estudantes do estágio de Integração Ensino Serviço Comunidade (INESC), do quinto e sexto semestre do curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas. Foram utilizadas plataformas digitais para elaboração de cartilhas audiovisuais com conteúdos sobre saúde bucal  e ciclos de vida, para postagens em mídias sociais promovendo a disseminação de informações confiáveis de maneira acessível e ágil, além de fomentar o conhecimento sobre recursos digitais e adequação de conteúdo. Associado à construção coletiva do material por parte dos alunos, foi realizada a distribuição dos conteúdos digitais produzidos para a secretaria municipal de saúde a fim de popularizar conhecimentos produzidos no ambiente acadêmico. Os estudantes promoveram ação educativa à distancia de maneira síncrona para adolescentes que cometeram infrações e encontravam-se em internação provisória.  O presente relato destaca o processo de construção de materiais instrutivos de modo assíncrono e a educação em saúde por meio de plataformas digitais, com vistas à manutenção de dois processos fundamentais nos cursos de Odontologia: o ensino-aprendizagem de estudantes e a educação em saúde da população, contextualizando o aprendizado e a realidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shara Karuline Borges, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmica do Curso de Graduação em Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, Minas Gerais, Brasil

Ingrid Cristina Nascimento Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmica do Curso de Graduação em Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, Minas Gerais, Brasil

Júlia de Jesus Vasconcelos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmica do Curso de Graduação em Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, Minas Gerais, Brasil

Cássia Eneida de Souza Vieira Dutra, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestranda em Saúde Coletiva. Professora Auxiliar da área de Saúde Coletiva do Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, Minas Gerais, Brasil

Veridiana Resende Novais, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Materiais Dentários. Professora Adjunta da área de Dentística e Materiais Dentários e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Thiago de Amorim Carvalho, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutor em Clínica Odontológica Integrada. Professor Adjunto da área de Saúde Coletiva do Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, Minas Gerais, Brasil

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

BORGES, S. K.; SANTOS, I. C. N.; VASCONCELOS, J. de J.; DUTRA, C. E. de S. V.; NOVAIS, V. R. .; CARVALHO, T. de A. USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS E A CONTINUIDADE DOS PROCESSOS EDUCATIVOS EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO . Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 27–36, 2022. DOI: 10.54909/sp.v6i1.124075. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/124075. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.