USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS E A CONTINUIDADE DOS PROCESSOS EDUCATIVOS EM SAÚDE
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.124075Palavras-chave:
Educação em Saúde, Estágios, Odontologia, Saúde Digital, TeleodontologiaResumo
As ferramentas digitais permitiram, no contexto da pandemia de COVID-19, uma nova forma de ensinar, aprender e informar. O objetivo desse relato é abordar a experiência de educação em saúde digital, vivenciada por professores e estudantes do estágio de Integração Ensino Serviço Comunidade (INESC), do quinto e sexto semestre do curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas. Foram utilizadas plataformas digitais para elaboração de cartilhas audiovisuais com conteúdos sobre saúde bucal e ciclos de vida, para postagens em mídias sociais promovendo a disseminação de informações confiáveis de maneira acessível e ágil, além de fomentar o conhecimento sobre recursos digitais e adequação de conteúdo. Associado à construção coletiva do material por parte dos alunos, foi realizada a distribuição dos conteúdos digitais produzidos para a secretaria municipal de saúde a fim de popularizar conhecimentos produzidos no ambiente acadêmico. Os estudantes promoveram ação educativa à distancia de maneira síncrona para adolescentes que cometeram infrações e encontravam-se em internação provisória. O presente relato destaca o processo de construção de materiais instrutivos de modo assíncrono e a educação em saúde por meio de plataformas digitais, com vistas à manutenção de dois processos fundamentais nos cursos de Odontologia: o ensino-aprendizagem de estudantes e a educação em saúde da população, contextualizando o aprendizado e a realidade social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).