UM ENSAIO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA SAÚDE: A INTERAÇÃO COM TERRITÓRIOS COMPLEXOS COMO DISPOSITIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.119022

Resumo

As mudanças contemporâneas no mundo do trabalho em saúde e a atualização das concepções pedagógicas no ensino universitário apontam a necessidade do desenvolvimento de capacidades profissionais em cenários de aprendizagem prática profundamente articulados com os ambientes em que o trabalho se realiza. Este ensaio teórico se ocupou da reflexão sobre a orientação do paradigma atual de integração ensino e sistemas locais de saúde, em particular a articulação teoria e prática a partir de formulações da educação, do ensino, da filosofia e da saúde coletiva. As diretrizes atuais incluem a transposição dos cenários disciplinares próprios da ciência e da tecnologia na modernidade para cenários de maior complexidade, implicando a superação da linearidade do pensamento próprio do naturalismo do período precedente, para o que é denominado de inteligência do trabalho na saúde, na clínica e na gestão. O paradigma de integração ensino e sistemas locais de saúde desafia o pensamento para as inovações necessárias à aprendizagem significativa, que articula o local e o global e expande as capacidades profissionais. A relação de transversalidade teoria e prática se aproxima da proposta da educação permanente em saúde, como aprendizagem compartilhada no cotidiano. As aproximações com o território precisam incluir o reconhecimento da complexidade da produção de saúde, atualizar a base epistêmica das iniciativas de mudança e, ao mesmo tempo, absorver inovações pedagógicas e desenvolver o próprio campo de saberes e práticas, fazendo avançar a formação e a ciência que a embasa.

Palavras-chave: Ensino na saúde. Educação permanente em saúde. Trabalho em saúde. Trabalho docente. Aprendizagem situada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcindo Antônio Ferla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Brasil

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

FERLA, A. A. UM ENSAIO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA SAÚDE: A INTERAÇÃO COM TERRITÓRIOS COMPLEXOS COMO DISPOSITIVO. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 81–94, 2021. DOI: 10.54909/sp.v5i2.119022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/119022. Acesso em: 15 jun. 2025.

Edição

Seção

Ensaios e debates