UM ENSAIO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA SAÚDE: A INTERAÇÃO COM TERRITÓRIOS COMPLEXOS COMO DISPOSITIVO
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.119022Resumo
As mudanças contemporâneas no mundo do trabalho em saúde e a atualização das concepções pedagógicas no ensino universitário apontam a necessidade do desenvolvimento de capacidades profissionais em cenários de aprendizagem prática profundamente articulados com os ambientes em que o trabalho se realiza. Este ensaio teórico se ocupou da reflexão sobre a orientação do paradigma atual de integração ensino e sistemas locais de saúde, em particular a articulação teoria e prática a partir de formulações da educação, do ensino, da filosofia e da saúde coletiva. As diretrizes atuais incluem a transposição dos cenários disciplinares próprios da ciência e da tecnologia na modernidade para cenários de maior complexidade, implicando a superação da linearidade do pensamento próprio do naturalismo do período precedente, para o que é denominado de inteligência do trabalho na saúde, na clínica e na gestão. O paradigma de integração ensino e sistemas locais de saúde desafia o pensamento para as inovações necessárias à aprendizagem significativa, que articula o local e o global e expande as capacidades profissionais. A relação de transversalidade teoria e prática se aproxima da proposta da educação permanente em saúde, como aprendizagem compartilhada no cotidiano. As aproximações com o território precisam incluir o reconhecimento da complexidade da produção de saúde, atualizar a base epistêmica das iniciativas de mudança e, ao mesmo tempo, absorver inovações pedagógicas e desenvolver o próprio campo de saberes e práticas, fazendo avançar a formação e a ciência que a embasa.
Palavras-chave: Ensino na saúde. Educação permanente em saúde. Trabalho em saúde. Trabalho docente. Aprendizagem situada.
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